Alternativa

Lançamento revelador: A saga fotográfica da família Parodi”

Obra do jornalista, fotógrafo e pesquisador Rogério Scavone, será lançada em Valinhos dentro das comemorações dos 128 anos de aniversário da cidade

A história da fotografia retratada pelas lentes dos integrantes da família Paródi é o tema central do livro do jornalista Rogério Scavone que será lançado pela editora do Centro de Memória da Unicamp no próximo dia 18 de maio, no Museu e Acervo Municipal Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto – antiga estação Ferroviária de Valinhos.

O evento irá acontecer à partir das 14 horas e conta com o apoio da Prefeitura de Valinhos e da Secretaria Municipal da Cultura de Valinhos.

Com o título “Os Fotógrafos da Família Parodi – O trabalho de cinco gerações de fotógrafos atuando em Itatiba e no interior de São Paulo desde 1907”, Scavone propõe um resgate da história desses profissionais, mostrando através de uma seleção de imagens que eles produziram, quais foram as técnicas e equipamentos utilizados. “A ideia é promover a divulgação da existência do acervo dos fotógrafos da família Parodi que é considerado um patrimônio cultural inestimável, permitindo que a população tenha acesso de forma gratuita e democrática ao seu conteúdo”, disse Scavone.

Segundo ele o acervo fotográfico da família Parodi é considerado uma das principais coleções de documentos iconográficos e artefatos utilizados na prática da fotografia do país.

Sobre o livro:

O imigrante italiano Nicolau Parodi radicado no Brasil desde o final da década de 1880, depois de uma viagem ao seu país de origem, conhece a fotografia e retorna para Itatiba, onde inaugura, em 1907, a Casa Parodi, pioneira na atividade fotográfica no município.

Ao longo de 116 anos e cinco gerações, os fotógrafos da família Parodi se dedicaram ao trabalho fotográfico atuando em Itatiba e Morungaba sem interrupção.

Os fotógrafos da família Parodi também atuaram em Campinas (entre as décadas de 1930 e 1950), Bragança Paulista (nas décadas de 1930 e 1940), Valinhos (a partir de 1955 até hoje), São Sebastião e Vinhedo.

Com o objetivo de expandir e consolidar a tradição familiar, Vinício Parodi inicia, em Valinhos, a atividade profissional de estúdio e laboratório fotográfico no dia 1° de setembro de 1955, estabelecimento que continua em plena atividade até hoje, com os representantes da quinta geração de fotógrafos Marcos e Chico Parodi.

O livro foi impresso no formato 22x24cm, com capa dura, miolo com 184 páginas, em 4 cores, papel offset 115g, com 246 fotos.

Sobre o autor:
Rogério Scavone, 64 anos, é jornalista, fotógrafo, pesquisador, escritor e trineto do pioneiro Nicolau Parodi. Rogério é responsável pelo resgate e manutenção do Acervo da Família Parodi, em Itatiba.

Curiosidade sobre Valinhos – trecho do livro:

“No início dos anos 1970, Nicolau Vinício Parodi segue a sua atividade na fotografia, com destacada atuação na região. É solicitado a produzir um laudo de pericia técnica para o mais rumoroso caso policial noticiado nesse período, o assassinato da mãe da atriz Maitê Proença pelo próprio marido.”

 

COMPARTILHE NAS REDES