Alternativa

Haroldo Pazinatto tem trajetória eternizada em aplicativo de Realidade Aumentada

O novo aplicativo está sendo desenvolvido por Anderson Andrade Leão, que soma experiência de 20 anos com R.A. Ideia de homenagear o fotografo valinhense com o personagem “Paçoquinha” foi de seu neto Marcel Pazinatto

Para marcar o centenário do fotografo valinhense Haroldo Pazinatto, que completaria no dia 26 de março deste ano 100 anos de idade, sua trajetória está eternizada em aplicativo de Realidade Aumentada (R.A).

Em entrevista à Folha de Valinhos nesta semana o neto de Haroldo, Marcel Pazinato, contou que a ideia surgiu há anos tendo como idealizador Anderson Andrade Leão, conhecido como “Som”. Ele tem experiência com R.A há 20 anos e foi selecionado com a lei de incentivo à Cultura, Lei Paulo Gustavo, no ano passado.

A Lei Paulo Gustavo é uma importante ferramenta para promover a democratização da cultura e cria oportunidades de emprego e renda para artistas, produtores culturais e trabalhadores do setor, impactando positivamente a economia local e regional.

“PAÇOQUINHA”

Marcel Pazinatto comentou que a ideia do personagem 3D “Paçoquinha”, apelido de Haroldo, para ilustrar o aplicativo foi sua e a que o fato da mesma ter sido aceita por Som o deixou muito feliz.

“Tenho certeza que esse aplicativo será brilhante para ilustrar parte da história de Valinhos retratada por meio da iconografia e da vida do meu avó e fotógrafo Haroldo Pazinatto”, destacou Marcel.

Em entrevista à Folha de Valinhos, Som explicou que inicialmente a proposta do projeto do aplicativo era criar experiências interativas em diversos pontos culturais. “No entanto, em uma conversa com um amigo e para garantir qualidade, o foco em 2023 foi direcionado ao legado de Haroldo”, relatou o idealizador do projeto, ao destacar que o apoio de Marcel Pazinatto foi essencial para o material informativo do aplicativo. “Foi ele que forneceu imagens e áudios inéditos. Aí foi colocar o Paçoquinha para trabalhar, guiando os visitantes pela experiência, compartilhando histórias e curiosidades”, complementou.

De acordo com Som, no aplicativo, é possível visitar locais históricos de Valinhos e visualizar fotografias feitas por Haroldo nesses ambientes. O “Paçoquinha” também pode ser visto em qualquer lugar, onde o usuário desejar interagir com ele. Para acessar essa experiência, é simples: acesse cultu-ra-2.dora.run ou o Instagram @cultu.ra.valinhos.

Som contou ainda que o processo da criação, melhorias e finalização do aplicativo foi cheio de desafios, principalmente, pelas atualizações, que foram muitas ao longo de todo desenvolvimento.

“Nosso objetivo também é ampliar o aplicativo, para homenagear outras personalidades de Valinhos. A lei de incentivo Paulo Gustavo foi essencial para implementação e desenvolvimento da estrutura base do app. E neste momento estamos à procura de financiamento para continuar implementação tanto de novos pontos culturais como outras figuras históricas”, finalizou Som.

COMPARTILHE NAS REDES