Alternativa

“Feijão Letrado” Espalha magia da leitura em Valinhos

Projeto distribui livros, promove atividades culturais e encanta crianças em escolas e biblioteca municipal

Nesta segunda-feira, dia 24, o projeto Feijão Letrado realizou duas sessões de apresentação e entrega de livros em Valinhos. Pela manhã, cerca de 120 crianças, entre alunos do primeiro ao quinto ano da EMEB Alice Sulli Nonato, participaram do evento, junto com outras 30 crianças das turmas de educação infantil da EMEB Nilze Mathedi, que funciona ao lado. A iniciativa, que promove o incentivo à leitura por meio da distribuição de livros e atividades culturais, encantou alunos, professores e gestores.

A atividade começou com a contação de uma enredo sobre a procura pelo Saci, personagem folclórico que despertou a curiosidade e a interação ativa das crianças.

“Hoje a manhã foi muito boa, e o melhor foi que teve livros novos. Todo mundo se comportou muito bem. A apresentação foi super legal! Quem gosta de ler vai conseguir ler ainda mais e aprender muito.”, comemorou Sofia, de 10 anos, aluna do 5º ano.

Em seguida, houve uma oficina de brinquedos com materiais reutilizáveis, que mostrou como é possível criar diversão a partir de objetos simples e sustentáveis. Maria Julia, também de 10 anos, destacou a importância da atividade. “A experiência de hoje de manhã foi muito legal, porque aqui teve muitas brincadeiras e foi muito divertido. Eu tenho certeza que quem gosta de ler e quem não gosta de ler vai poder ler mais um pouquinho.”

 

 

Ao final do evento, os produtores do projeto entregaram à escola uma estante móvel com rodinhas, contendo 230 livros infantis para diversas faixas etárias. A estante permite que os professores levem os livros para as salas de aula, para o pátio ou até mesmo para o jardim da escola, promovendo atividades de leitura e empréstimo de forma dinâmica e acessível.

“A chegada dessa biblioteca móvel é uma grande riqueza, pois o livro e a leitura são sempre muito importantes para as crianças. Poder levar esse acesso à leitura para a sala, o pátio, o jardim e até o nosso quintal será algo muito valioso. Com certeza, será de grande utilidade para todos.”, ressaltou Viviane Schiezaro, coordenadora pedagógica da EMEB Alice Sulli Nonato.

A professora Juliana Polidoro, do 4º ano e idealizadora da iniciativa de trazer o Feijão Letrado para a escola, destacou o impacto do projeto. “Foi uma honra ter conseguido trazer esse projeto aqui na nossa escola, porque nós precisamos trazer um encantamento para as crianças, da imaginação, da criatividade. Crianças encantadas conseguem aprender mais fácil! E precisamos trazer esses contadores, pois a nossa escola, infelizmente, ainda não tem biblioteca. Esse é o primeiro passo para que a gente possa se reinventar novamente. Vamos acreditar no potencial das crianças.”

O diretor da EMEB Alice Sulli Nonato, Rafael Rizzo, reforçou a importância do projeto para a comunidade escolar. “Esse projeto Feijão Letrado desperta grandes competências na criança, com criatividade, imaginação e empatia. Vai proporcionar trocas e experiências de vivências riquíssimas. Os alunos vão ter oportunidade de fazer trocas dentro de casa com os pais. Então, é um projeto riquíssimo que resgata aquela vivência entre pai e filho, na qual os pais também participam diretamente da aprendizagem, da leitura e do interesse dos seus filhos.”

 

Segunda sessão na Biblioteca Municipal

Às 15h, o projeto Feijão Letrado seguiu para a Biblioteca Pública Municipal “Dr. Mário Corrêa Lousada”, onde realizou uma nova sessão de contação de histórias e atividades interativas para crianças dos Infantis 1 e 2 e do 1º ano da EMEB Tio Pedro. Assim como na parte da manhã, os pequenos tiveram a oportunidade de mergulhar no universo da leitura e da cultura. A biblioteca também recebeu uma estante móvel com 230 livros, que vão enriquecer o acervo local e ampliar o acesso à literatura para todos os moradores de Valinhos. “Esses livros chegam em muito boa hora.

É sempre bom ter a renovação do nosso acervo, ainda mais com títulos que vem para crianças pequenas, que vão começar a se interessar pelo universo da leitura, e com obras relacionadas ao folclore e ao universo da inclusão”, comentou a bibliotecária Ludmila Ferrarezi.

Reginaldo Menegazzo, produtor do Feijão Letrado ao lado de Genivaldo Amorim, ressaltou o valor da parceria com o poder público para viabilizar o projeto. “Essa é a segunda vez que a gente vem a Valinhos com esse projeto. As estantes entregues em Valinhos são as de número 83 e 84. A escola e a biblioteca receberam a estante, que é uma obra de arte única, junto com mais de 230 livros. O objetivo é promover a leitura e possibilitar esse contato para as crianças, além de oferecer brinquedos feitos com materiais recicláveis, como uma alternativa ao uso excessivo do celular, que consideramos um desafio. Agradecemos muito o apoio das Secretarias de Educação e de Cultura do município de Valinhos, que nos receberam muito bem. Também agradecemos ao patrocinador, Flex Atacarejo, pois sem eles não conseguiríamos estar aqui.”

O Secretário de Cultura e Turismo de Valinhos, Fabrício Bizarri, fez um balanço positivo do evento. ”Sem dúvida um grande sucesso, com a entrega de 460 livros sem custo para a municipalidade, a renovação do acervo da biblioteca municipal que há anos não recebia investimento em obras novas e a valorização do espaço de leitura para as crianças tanto na escola quanto na nossa biblioteca que completa 54 anos agora em 2025”, concluiu.

 

Parceria para o êxito do projeto

O Feijão Letrado é uma iniciativa patrocinada pela FLEX Atacarejo e realizada por meio do PROAC ICMS, do Governo do Estado de São Paulo, com apoio das Secretarias de Educação e de Cultura e Turismo de Valinhos. O projeto já beneficiou mais de 16 mil crianças em todo o país e continua levando literatura, arte e encantamento para novas comunidades.

 

 

COMPARTILHE NAS REDES