Alternativa
Falei o que não devia e me arrependi, e agora?
Coluna Momentos
por pastor Rui Mendes Faria
Já aconteceu em determinado momento em que perdeu a cabeça e falou o que não devia e se arrependeu? Às vezes a melhor coisa que fazemos é não dar uma resposta.
O que fazer para evitar arrependimentos nos momentos de tensão?
Parar e pensar, nem que seja por alguns segundos é necessário, e pode ajudar a não falar algo que você vai se arrepender instantes depois. É importante saber o momento de ficar quieto e apenas ouvir. Pode parecer difícil, mas, com o tempo e experiencia de vida, aprendemos cada vez mais que em determinados momentos, o mais saudável que podemos fazer é esperar a poeira baixar, e assim, evitar uma briga.
Algumas pessoas percebem o que foi feito na hora, tem pessoas que demoram horas, dias ou que nunca reconhecem o erro porque pensavam estar com a razão. Um pedido de desculpas é a coisa mais importante que podemos fazer. Para muitos, é difícil aceitar que estão errados, porque acham que isso os minimiza. Entretanto, é importante ter maturidade para reconhecer que podemos cometer erros que afetam o outro e assumir a responsabilidade pelo que fazemos.
Uma frase mal colocada, por exemplo, pode destruir uma carreira, amizade ou uma relação. E não é essa a intenção, certo?
Muitas pessoas dizem “ah, mas eu fui sincero!” Não confunda sinceridade com grosseria ou “personalidade forte” como algumas pessoas chamam por aí.
Como eu posso melhorar isso? Pare, respire e se pergunte “Vale a pena brigar?”. Na maioria das vezes, as brigas ocorrem por coisas bobas e muitas vezes, cotidianas, e o pior de tudo, podemos fazer tempestade em copo d’água que nos fazem perder a cabeça momentaneamente a troco de nada. Vai valer a pena mais essa discussão que pode custar o seu dia?
Não leve adiante uma briga por orgulho. Lembre-se sempre, abandonar esse tipo de situação não é uma atitude covarde ou vergonhosa, isso apenas mostra que você é uma pessoa forte e que sua tranquilidade vale muito mais.
Uma outra coisa é calar e praticar o silêncio, ficar quieto é sempre a melhor opção. Reflita sobre suas palavras e seus sentimentos naquele momento. Respire fundo e se coloque no lugar do outro e mantenha o autocontrole.
Vivemos um período de muitas dificuldades e estresse, e uma boa dica pode ser pedir para continuar a conversa em outro momento e esperar a poeira abaixar. Na maioria das vezes, a discussão era apenas calor do momento.
Deus te abençoe!