Alternativa

MIS São Paulo recebe a maior exposição do mundo sobre Janis Joplin

© Lucas Mello/MIS

Mostra inédita apresenta mais de 300 itens, incluindo manuscritos, desenhos e figurinos icônicos da “Rainha do Rock”; experiência sensorial mergulha na intensidade e na passagem da cantora pelo Brasil

A intensidade e a voz rasgante de uma das maiores lendas da música mundial ganham um tributo à altura em São Paulo. O Museu da Imagem e do Som (MIS) inaugurou na última sexta-feira, dia 17 de abril, uma exposição inédita e exclusiva sobre Janis Joplin. Considerada a maior mostra já realizada sobre a artista no mundo, a exibição reúne um acervo de mais de 300 itens, muitos deles jamais vistos pelo público.

A exposição foi viabilizada após uma parceria entre o curador Chris Flannery e o administrador do espólio da cantora, que se impressionou com o trabalho anterior do MIS dedicado a B.B. King.

Muito além da “Rainha do Rock” que hipnotizou multidões em Woodstock, a mostra revela uma Janis Joplin íntima, dedicada às artes plásticas e à escrita. Entre as relíquias preservadas pela família, os visitantes podem conferir:

  • Ícones de Estilo: Os famosos óculos redondos, figurinos originais e a estola de penas.

  • Intimidade: Manuscritos, cartas enviadas à mãe (incluindo uma escrita durante sua visita ao Brasil) e desenhos autorais.

  • Cenografia: Dez salas imersivas e psicodélicas que utilizam cores e texturas para traduzir as emoções da cantora.

Um dos destaques da mostra é a sala “Amor Brasil”, que detalha a passagem da roqueira pelo Rio de Janeiro em 1970. Com fotos e vídeos raros, o espaço mostra a felicidade da cantora durante o Carnaval carioca, poucos meses antes de sua partida precoce.

A homenagem a Janis Joplin encerra uma trilogia de grandes mulheres do rock celebradas pelo museu, que anteriormente dedicou espaços a Rita Lee e Tina Turner. Segundo André Sturm, diretor do MIS, a mostra foi dividida pelas emoções que marcaram a trajetória da artista, da melancolia do blues à entrega absoluta no palco.

Serviço

  • O quê: Exposição Janis Joplin

  • Onde: MIS São Paulo (Avenida Europa, 158)

  • Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia).

  • Gratuidade: Às terças-feiras (exceto feriados).

  • Destaque: Ingressos podem ser adquiridos no site oficial do museu ou na bilheteria física.

COMPARTILHE NAS REDES