Alternativa

Esgotamento emocional

Coluna Momentos

por pastor Rui Mendes Faria

Quantos sofrem desse mal e nem sabe. O esgotamento mental se mostra quando a pessoa atinge o limite de suas emoções. Esse processo de exposição a situações constantes de tensão, pode levar o indivíduo a outros tipos de transtorno, como ansiedade generalizada ou até depressão.

Conheço boas pessoas que por não saberem, que estava sofrendo deste terrível mal, acabaram levando isso para dentro de sua casa, trabalho e de outros relacionamentos.

O esgotamento emocional ou “burnout” pode levar o indivíduo a níveis de loucura momentânea. Este termo “burnout” foi usado pela primeira vez pelo psicólogo alemão-americano Herbert Freudenberger em um estudo publicado em 1974.

O esgotamento é o fator principal que leva o indivíduo ao estresse crônico e por sua vez o estresse é responsável pela exaustão emocional que pode causar problemas de saúde, e afetar o sistema imunológico, o coração, o metabolismo e o bem-estar geral. A exaustão emocional coloca você em risco de: Pressão alta, o que aumenta o risco de doenças cardíacas e baixa imunidade.

Como identificar, se está sofrendo desse mal.

Você tem estado nervoso fadigado e estressado?

O seu trabalho tem te oprimido? Não sente vontade de ir para sua casa, pois a voz do seu cônjuge e dos filhos te faz perder a razão?

Tem a sensação de estar preso em uma rotina sem fim e não vê uma luz no fim do túnel?

Se você respondeu sim algumas dessas perguntas, procure ajuda.

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Mateus 11: 28

Deus te abençoe!

Rui Mendes Faria
Pastor e terapeuta cognitivo comportamental.

COMPARTILHE NAS REDES