Alternativa

Esgotamento emocional no relacionamento conjugal

Coluna Momentos

por pastor Rui Mendes Faria

Infelizmente, esse tipo de mal é o que mais tenho visto nesses dias. Como o relacionamento tem sido afetado pela forma do viver do século 21. Modernismo e agitação tem sido o principal fator do distúrbio na união conjugal.  Normalmente percebo que as pessoas se amam, e que existe um laço, uma Aliança que os unem, porém em fração de segundos, vão do amor, a decepção, palavras de carinho aos gritos, palavrões e até agressões verbais.

O porquê isso acontece? Quase sempre é por causa de uma decepção, que causou uma arranhadura na aliança e não ouve perdão.  Além disso, precisamos lembrar, que a pressão do trabalho secular, pode ser transferida para dentro do nosso lar. Nunca se esqueça, que a mágoa e tristeza são causadoras do esgotamento (burnout). A principal característica do esgotamento amoroso é o desgaste físico, a força se esvai, o ânimo, a energia acaba, o lindo sonho de amor, dão lugar ao sofrimento, amargura e infelicidade

A partir destes problemas, os valores e comunicação, se torna difíceis e a convivência insuportável. Da experiência amorosa, afeto genuíno ao desprezo, rejeição, raiva e falta de perdão.

Quando você perceber que o relacionamento afetivo, não está dando certo apesar de existir amor, procure ajuda, pois o esgotamento emocional, no casamento pode ser superado, com o esforço, a paciência e comprometimento mútuos.

Para isso acontecer de fato, ambos têm que estar dispostos a enfrentar os desafios juntos.

Querido, não desista: o seu relacionamento pode emergir mais forte do que nunca, se for construído sobre uma base de compreensão, amor e resiliência.

“Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as prática é como o homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, mas ela não caiu, porque estava alicerçada na rocha.” Mateus 7:24

“O amor é algo que pode ser aprendido de novo.”

Deus te abençoe!

Rui Mendes Faria

Pastor e terapeuta cognitivo comportamental.

COMPARTILHE NAS REDES