Alternativa

ENTREVISTA Professora é a favor da lei que restringe o uso de celulares nas escolas

A professora de História e Geografia, Rosemeire Silva, é a favor da nova regra que marca a volta às aulas neste ano em todas as escolas do país. A Lei Federal Nº 15.100/25, sancionada no dia 14 de janeiro, proíbe celulares o uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos. A norma permite o uso dos aparelhos apenas para fins pedagógicos, sob a orientação dos docentes, e deve ser cumprida em todas as instituições públicas e particulares da Educação Básica. Em entrevista exclusiva à Folha de Valinhos, a professora contou que na Escola Estadual Professor Cyro de Barros Rezende, teve início nesta quinta-feira, dia 6, o trabalho de conscientização para ajudar alunos e os pais neste período de adaptação. Ela também respondeu várias perguntas formuladas pela redação sobre o tema.

Raio X

Nome: Rosemeire Silva
Idade: 57 anos
Formação: Professora de História e Geografia, graduada pela Universidade de Araraquara
Área de atuação: Ministra aulas para o total de 217 alunos, em ambas as disciplinas no Ensino Fundamental II (6º, 7º e 9º anos) e no Ensino Médio (1º e 2º graus), no Programa de Ensino da Escola Estadual Professor Cyro de Barros Rezende.

FOLHA DE VALINHOS Rosemeire você já sinalizou ser a favor da nova lei, que procura limitar o uso de dispositivos eletrônico portáteis, tanto nas salas de aula quanto no recreio e intervalos. Pode explicar sobre seu posicionamento?

ROSEMEIRE SILVA Sou favorável, porque acredito que os dispositivos eletrônicos atrapalham bastante a concentração dos alunos. Em grande maioria os alunos não conseguem formular uma resposta, não querem ler e nem pensar.

FOLHA DE VALINHOS Enquanto professora, você acredita que a nova medida pode proteger de fato as crianças e adolescentes dos impactos negativos das telas na saúde mental, física e psíquica, tal como aponta o MEC (Ministério da Educação)?

ROSEMEIRE SILVA Sim. Devido a inocência das crianças e adolescentes creio que a nova lei poderá diminuir os impactos negativos na vida deles e melhorar a saúde mental.

FOLHA DE VALINHOS Para que a lei seja aplicada corretamente, o MEC prepara uma regulamentação e cabe às instituições de ensino definirem as próprias estratégias de implementação. Para isso, o Governo Federal já divulgou manuais de orientação para escolas. Sua instituição já recebeu e quais estratégias já foram adotadas?

ROSEMEIRE SILVASim aqui no Cyro já recebemos as orientações do Governo Federal e da Diretoria de Ensino. A primeira estratégia foi adotada nesta quinta-feira, dia 6, quando no horário da tutoria os professores leram para os alunos do ensino médio, a Legislação e todos puderam tirar dúvidas. Na mesma data foi realizada uma reunião geral com os pais para orientação de como proceder com os filhos sobre a nova lei.

FOLHA DE VALINHOS Você deu sugestões para a instituição de ensino que atua? Pode citar as principais?

ROSEMEIRE SILVA Eu e a maioria dos docentes sugerimos a liberação de jogos e livros de leitura, gibis, caça palavras, música no intervalo, para que os estudantes possam de alguma maneira se distrair nos horários do intervalo e do almoço

FOLHA DE VALINHOS Como está o grau de ansiedade dos alunos em relação a nova lei e como eles têm se posicionado neste retorno à sala de aula?

ROSEMEIRE SILVAO grau de ansiedade está baixo. Alguns alunos estão reclamando, porém outros concordaram com a Lei. Afinal, eles mesmos acham que o celular estava atrapalhando bastante, principalmente aqueles que são viciados em jogos.

FOLHA DE VALINHOS Antes da nova medida, você utilizava o celular como uma ferramenta pedagógica e material didático eletrônico? Se sim, com qual frequência e pode citar alguns exemplos? Se não, qual a causa para não utilizar?

ROSEMEIRE SILVA Sim, eu utilizava bastante o celular em minhas aulas, porque facilitava na hora de fazer pesquisas, ver imagens, para fazer trabalhos e atividades nas plataformas.

FOLHA DE VALINHOS Se optar pela utilização do celular como ferramenta em sala de aula, você acredita que os alunos irão respeitar o uso somente para este fim específico? E como pretende fazer o controle disso?

ROSEMEIRE SILVA Creio que se for utilizado o celular em sala de aula como ferramenta será difícil de controlar os alunos, pois muitos deles não respeitam as regras. Justamente, por isso que o Governo Federal irá enviar mais notebooks para as escolas estaduais para não haver a necessidade dos celulares em classe. Hoje nós temos aqui na nossa escola sala de informática e notebooks avulsos para os estudantes usarem.

FOLHA DE VALINHOS Sobre a participação dos pais para reforçar a necessidade do cumprimento das novas regras, qual sua avaliação? Acredita que eles irão contribuir para destacar os impactos negativos do uso excessivo das telas para seus filhos? E ainda tem expectativa que os responsáveis limitem e controlem o uso desses aparelhos fora da escola?

ROSEMEIRE SILVA A participação dos pais tem sido boa. A maioria gosta da Lei e está nos apoiando. Acredito que sim, os pais irão limitar o uso do celular em casa e controlar melhor o tempo dos filhos, principalmente os menores, em dispositivos eletrônicos. Afinal, todos sairão ganhando com isso e minha expectativa é otimista neste sentido.

COMPARTILHE NAS REDES