Alternativa
Cine Mulher exibe “Vida Maria” e debate ciclos sociais femininos

Maria José velando o corpo da mãe. Apesar da morte, a mãe permanece de certa forma viva porque Maria José reproduz com a filha o mesmo comportamento que aprendeu quando era criança – Imagem – Reprodução
Evento do CMDM, em celebração à Semana da Mulher, promove reflexão sobre sonhos interrompidos e a reprodução de padrões
Dentro da programação em comemoração a Semana da Mulher, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – CMDM – promove no próximo dia 14, uma sessão especial do Cine Mulher com a exibição do curta-metragem “Vida Maria”.
A exibição acontece no Centro de Convivência do idoso – CCI – às 18 horas. Na sequência o CMDM promove uma roda de conversa sobre as questões abordadas no filme que trata sobre a reprodução de ciclos sociais, especialmente entre as mulheres.
De acordo com Alexsandra dos Santos Parra, presidente do CMDM, a narrativa do filme mostra como as “histórias se repetem. Como internalizamos os eventos e experiências de nossa infância e como são determinantes para a formação da vida adulta”, disse.
Após a exibição do filme as mulheres presentes serão convidadas à uma reflexão sobre seus sonhos interrompidos em função de uma necessidade de ajudar a sobrevivência da família, casamento ou trabalho.
VIDA MARIA
O curta-metragem “Vida Maria” é uma belíssima animação em 3D, lançada no ano de 2006, produzida, escrita e dirigida pelo animador gráfico Márcio Ramos.
A narrativa se passa no interior do sertão do nordeste brasileiro e conta a história de três gerações de mulheres de uma mesma família.
O filme recebeu uma série de prêmios nacionais e internacionais, entre eles o 3º Prêmio Ceará de Cinema e Vídeo.
SINOPSE
A história começa com uma menina de cinco anos chamada Maria José no sertão cearense. Enquanto aprende a escrever e a exercitar a caligrafia, a garota é interrompida pelos gritos da mãe que a convoca para ajudá-la nas tarefas da casa.
A garota, que fazia o contorno do nome no papel, é interrompida pelos gritos insistentes da mãe. As feições de deleite, descontração e cuidado com as letras que preenche no caderno é imediatamente substituído pelo olhar assustado e amedrontado quando a mãe se aproxima.
A menina, concentrada na escrita, não responde de primeira aos chamados da mãe e, quando ela se aproxima, leva a seguinte bronca:
“— Maria José. Oh, Maria José, tu não tá me ouvindo chamar não, Maria? Tu não sabe que aqui não é lugar pra tu ficar agora? Em vez de ficar perdendo tempo desenhando nome, vá lá pra fora arranjar o que fazer. Vá. Tem o pátio pra varrer, tem que levar água pro bicho. Vai menina, vê se tu me ajuda, Maria José.”
Maria José imediatamente baixa a cabeça diante do olhar duro que a encara, obedece prontamente a mãe e se dirige para o trabalho na roça.
Enquanto trabalha, a câmera, que se movimenta aos poucos, irá enfocar o desenrolar da vida da menina que se tornará moça, engravidará, terá filhos e envelhecerá.
SERVIÇO
Cine Mulher – Conselho Municipal dos Direitos da Mulher
Exibição do Curta Metragem – “Vida Maria”
Dia 14, às 18h
Local – Centro de Convivência do idoso – CCI
Rua Campos Salles, 49 – centro


