Alternativa
Chá de Bebê: 5 ideias para todos os gostos

Quer fugir do tradicional e surpreender os convidados? Descubra formas criativas de tornar o chá de bebê um momento inesquecível para todos!
O chá de bebê é um dos momentos mais aguardados da gestação — uma ocasião para celebrar a chegada do bebê, reunir pessoas queridas e, claro, receber os primeiros mimos.
No entanto, por ser um evento mais voltado à família e à gestante, pode acabar se tornando monótono para alguns convidados.
Pensando nisso, listamos cinco ideias criativas e acessíveis para tornar o seu chá de bebê mais divertido, leve e inesquecível para todos.
1 – Sol e lua
Deixe o rosa e o azul de lado e aposte em temas criativos, como “chá da lua” ou “chá do sol”.
Além de serem temáticas apropriadas para qualquer gênero, a simbologia dos astros é um ponto alto. O sol simboliza energia, vida e conhecimento, enquanto a lua tem tudo a ver com intuição, orientação e luz em meio à escuridão.
Obviamente, a decoração deve ter a lua e o sol como personagens principais, mas é possível deixar a criatividade fluir ao incluir estrelas, nuvens e outros elementos celestiais e cósmicos.
Também vale misturar os astros e organizar um chá de bebe com temática de sol e luz — ótima ideia também para gêmeos!
Outros temas relacionados à natureza: floresta, savana, campo de flores, fundo do mar, espaço sideral.
2 – Temática literária
Os leitores assíduos podem trazer a paixão pela leitura para o chá de bebê por meio da decoração e atividades especiais.
Para manter o tema apropriado, a dica é se inspirar em obras infantis, como O Pequeno Príncipe, Alice no País das Maravilhas, Ursinho Pooh, O Menino Maluquinho, Sítio do Picapau Amarelo, Turma da Mônica, entre vários outros.
Você pode montar uma mini biblioteca com o livro principal e outros clássicos, além de distribuir cópias do título com lembrancinha.
Seguindo a atmosfera de escrita, vale pedir para os convidados assinarem um livro para deixarem recados sobre a festa ou bilhetinhos com felicitações para os pais e palavras de carinho para o bebê.
Ótima maneira de construir memórias com os entes queridos!
3 – Mini spa
Normalmente, os convidados de um chá de bebê são adultos que podem presentear os pais, compartilhar histórias sobre maternidade e paternidade, e trocar dicas e expectativas sobre o que o futuro reserva.
Como quase não há crianças no evento, essa pode ser uma boa forma de eliminar as tensões e estresse do dia a dia, proporcionado não somente um momento de confraternização, mas também de relaxamento para anfitriões e convidados.
Para não fugir do tema de wellness, o cardápio deve conter comidinhas mais leves, como sanduíches naturais, frutas frescas, sobremesas refrescantes, sucos naturais e água saborizada.
Em relação aos tratamentos de beleza e bem-estar, você pode providenciar:
máscaras faciais;
máscaras de cabelo;
escalda pés;
manicure;
pedicure;
contratação de massagista (se possível).
Os brindes também são diversificados e muitos úteis: sais de banho, óleo e velas aromáticas, sabonetes artesanais, kit de maquiagem, esmaltes, blends de chás, etc. Não esqueça de personalizar tudo com o nome do bebê e a data do evento!
4 – Datas comemorativas
Que tal aproveitar as datas comemorativas para fazer a sua festa? Por exemplo: se o seu chá de bebê está marcado para abril ou março, o tema pode ser de carnaval!
Essa é uma ótima maneira de comemorar os feriados especiais e ainda encontrar uma temática divertida sem ter que ficar quebrando a cabeça.
Veja algumas ideias a seguir e como você pode executá-las:
Carnaval (fevereiro/março): decoração colorida, marchinhas de carnaval, distribuição de confete e serpentina, competição de fantasias, menu de comidas e bebidas refrescantes para espantar o calor.
Páscoa (abril): coelhinhos para decoração, caça aos ovos, pintura de ovos, sobremesas de chocolate, ovos e coelhos de chocolate como brinde.
Festa junina ou julina (junho/julho): bandeirinhas coloridas, quadrilha, correio elegante com mensagens para os pais e o bebê, barracas com brincadeiras clássicas (pescaria, argola na garrafa, boca de palhaço, etc), dress code caipira, comidas típicas (milho cozido, pipoca, paçoca, maçã do amor, bolo de fubá, pamonha, etc).
Halloween (outubro): decoração com monstros e fantasmas, festa à fantasia, personalização de abóbora, distribuição de doces (gostosuras ou travessuras).
Natal (dezembro): decoração natalina (árvore de Natal, guirlanda, pisca-pisca), comidas de natal (sanduíche de peru ou pernil, panetone, rabanada, etc), presença do Papai Noel, brindes personalizados (ornamentos de Natal, lembrancinhas verdes e vermelhas, etc).
Fique de olho no calendário, reúna os principais elementos da data comemorativa e divirta-se!
5 – Brunch
Prefere algo mais discreto e elegante, destinado apenas a familiares e amigos mais íntimos? O brunch é uma alternativa incrível!
Muito comum na América do Norte e na Europa, esse híbrido de café da manhã e almoço ainda pode ser uma novidade para muita gente no Brasil, mas seu cardápio variado e oportunidade para confraternizar certamente devem agradar a todos.
O menu clássico inclui ovos mexidos, panquecas e waffles com maple syrup, sanduíches e saladas. As versões brasileiras também contam com tapioca, pães, queijos e frios, café preto, bolos e até cuscuz.
Por ser realizado no final da manhã e começo da tarde, é normal que o brunch tenha bebidas alcoólicas — principalmente vinhos refrescantes, champanhe e mimosas (drink de espumante com suco de laranja). Como estamos falando de um chá de bebê, o álcool pode ser deixado de lado para acomodar as necessidades da mamãe gestante.
Alguns restaurantes vão além e servem um buffet ainda mais diversificado, com carnes grelhadas, massas, pratos quentes, frutos do mar e sobremesas variadas.
Opção perfeita para quem não dispensa boa gastronomia e experiências de alto padrão!


