RMC

Fórum Paulista encerra edição histórica com foco em segurança viária e cidades inclusivas

Encontro reuniu cerca de 800 participantes de 73 cidades e 49 palestrantes no Pátio Ferroviário; debates finais priorizaram estratégias para redução de mortes no trânsito e acessibilidade universal

A 95ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana chegou ao fim nesta quinta-feira, dia 16, consolidando-se como a maior edição da história do evento. Realizado no Prédio do Relógio, em Campinas, o encontro reuniu cerca de 800 participantes de 73 municípios paulistas e de outros cinco estados brasileiros.

O segundo dia foi marcado por painéis técnicos que buscaram soluções para problemas crônicos das metrópoles, como a violência no trânsito e a falta de acessibilidade nas calçadas e transportes públicos. Gestores e especialistas compartilharam experiências bem-sucedidas com o objetivo de criar modelos de mobilidade mais fluidos e, acima de tudo, humanos.

O painel de abertura tratou da Segurança Viária, com foco direto na implantação de estratégias para a redução de óbitos. A discussão, coordenada pelo Cetran/SP, reforçou que a morte no trânsito não é um acidente inevitável, mas um evento que pode ser prevenido através de engenharia, fiscalização e educação.

Complementando este tema, o debate sobre Educomunicação e Fiscalização explorou como a comunicação institucional pode alterar o comportamento dos condutores. A proposta é que a fiscalização deixe de ser vista apenas como punitiva para ser entendida como uma ferramenta educativa essencial para a preservação da vida.

Mobilidade Universal

O encerramento das palestras focou na Acessibilidade e Inclusão. Sob o tema “Mobilidade universal: cidades acessíveis para todos”, o Fórum discutiu como o desenho urbano precisa contemplar pessoas com deficiência, idosos e carrinhos de bebê de forma equânime. “A integração entre governo federal, estadual e municípios é o que garantirá uma mobilidade sustentável e inclusiva”, avaliou Vinícius Riverete, presidente da Emdec.

O presidente do Fórum Paulista, Marcelo Santos Galli, celebrou o sucesso do encontro: “Foi um recorde de inscritos e uma grande troca de experiências fundamentais para a construção de cidades sustentáveis”.

Após as homenagens aos organizadores, os dirigentes participaram de visitas técnicas aos Corredores BRT e projetos de urbanismo social em Campinas, levando na bagagem exemplos práticos para serem aplicados em suas respectivas cidades.

COMPARTILHE NAS REDES