Saúde
Valinhos inicia vacinação da dengue para profissionais da saúde
A Prefeitura de Valinhos deu início, nesta segunda-feira, dia 9, à vacinação contra a dengue voltada exclusivamente para os profissionais da saúde. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, o município recebeu um lote inicial de 193 doses do imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan, priorizando nesta etapa os trabalhadores que atuam na linha de frente do atendimento municipal.
Público prioritário e critérios da vacina
Devido à quantidade limitada de doses enviadas pelo Estado, este primeiro lote cobrirá cerca de 45% dos profissionais da saúde em todo o território paulista. Em Valinhos, o foco inicial são os trabalhadores da Atenção Primária, que inclui:
-
Agentes comunitários de saúde e de combate às endemias;
-
Médicos, dentistas, farmacêuticos e enfermeiros das UBSs;
-
Funcionários administrativos das unidades básicas.
Diferente de outros imunizantes, a nova vacina do Butantan é aplicada em dose única e é destinada a pessoas entre 15 e 59 anos. Além disso, ela pode ser administrada mesmo que o profissional já tenha tido dengue anteriormente.
Vacinação para crianças e adolescentes segue disponível
Enquanto o público geral aguarda definições do Estado sobre a ampliação das doses, a vacinação para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos segue normalmente em Valinhos. Na prática, quem ainda não completou o esquema vacinal (primeira ou segunda dose) pode procurar qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade. Para este grupo, o imunizante já está disponível na rede SUS há dois anos.
Destaques:



