Valinhos
Valinhos ganha sua 4ª microfloresta urbana com plantio de 450 mudas no Parque Municipal

Iniciativa celebrada durante a Festa do Figo visa criar corredores de fauna e combater mudanças climáticas; pássaros da região atuarão como “multiplicadores naturais” ao espalhar sementes pela cidade
A implantação da 4ª microfloresta urbana de Valinhos aconteceu numa cerimônia simples, com autoridades e representantes de segmentos da 75ª Festa do Figo e 30ª Expogoiaba neste sábado (30). O plantio de 450 mudas em sua totalidade foi realizado ao lado da cantina dos Clubes de Mães. A ideia é criar corredores de fauna e contribuir na melhora da situação climática atual. Entre as características do espaço está a presença de pássaros, com a missão de espalhar as futuras sementes das árvores nativas e frutíferas pela cidade.
A escolha do local e a data remete aos 50 anos de atividade do Parque Municipal e a consolidação cultural da Festa do Figo e Expogoiaba, considerada o cartão-postal da cidade em comemoração a sua 75ª e 30ª edições, respectivamente.
Em meio ao plantio, a natureza terá espécies variadas. Entre elas, árvores como a quaresmeira, ipê branco e amarelo, jacarandá mimoso, pau-brasil, aroeira salsa e pimenteira e tantas outras espécies. Após observação, foi constatado que o parque municipal abriga uma diversidade de pássaros, que serão utilizados como multiplicadores natural da arborização urbana ao transportar sementes pelos bairros da cidade.
Entre os presentes estava Manuela Félix, de 9 anos, moradora do Jardim Pinheiro. “Eu gosto de plantar árvores. Esta é a segunda vez que participo de plantio de mudas”, contou. Para ela, participar é um ato de grande importância. “Eu acho importante ter árvores na cidade porque deixa o ambiente mais bonito, mas também o ar fica mais fresquinho, mais gostoso para respirar”, explicou.

Mudança climática
Um das grandes preocupações da atualidade são os impactos naturais que refletem na mudança climática em nível mundial.
Dentro dos quatro cantos da cidade uma das formas para contribuir e contornar a impacto climático é a implantação de microfloresta urbana. “É de extrema importância a implantação de microfloresta para manter a arborização já existente na cidade. Valinhos foi considerada uma das cidades mais arborizadas do Estado”, relata o vice-prefeito e presidente da DAEV S.A, Luiz Mayr Neto, que plantou uma muda.
Segundo ele, há mais de 30 anos participa e promove plantio de mudas na cidade. “As árvores no Parque do Lago, que hoje são grandes, eu ajudei a plantar. Também ajudei, em parceria com o consórcio PCJ (Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), no plantio de mudas embaixo do viaduto (Laudo Natel), próximo à UPA”, detalhou.
De acordo com o secretário do Verde e da Agricultura, André Reis, este ano está previsto mais implantação de microfloresta urbana na cidade. “Este sistema de plantio prevê a formação de corredores, o que favorece a fauna. Valinhos, assim como as demais cidades da região, participam do projeto e, futuramente, teremos corredores entre municípios”, acredita o secretário.
Segundo ele, a implantação da microfloresta urbana tem características diferenciadas. O projeto consiste em formar aglomerados de árvores mais densos que a arborização urbana convencional, criando um pequeno ecossistema altamente florestal em espaço curto. “Podem ser implantados em rotatórias, canteiros centrais e áreas remanescentes das obras públicas. Esta técnica tem se popularizado ao redor do mundo”, explicou o secretário do Verde e da Agricultura, André Reis.
Estiveram presentes no evento os secretários da Cultura e Turismo, Fabrício Bizarri, e de Serviços Urbanos, Lucas Fumacinha, o vereador Alexandre Japa, a diretora do Turismo, Mônica Santos, e as representantes dos segmentos na 75ª Festa do Figo e 30ª Expogoiaba na Feira de Artesanato, Sandra Ferreira e Silvana Scardua, e dos Clubes de Mães, Marilene Santos.


