Trata-se de Atanásio, um rinoceronte-branco macho vindo do Chile. Atanásio nasceu em cativeiro, tem 5 anos, pesa 1,96 tonelada e, apesar do nome “rinoceronte-branco”, apresenta coloração acinzentada. Ele pertence à maior espécie de rinocerontes do mundo. O zoo é um dos mais bem estruturados do estado de São Paulo e recebe milhares de visitantes todos os meses.
Atanásio chegou à região por meio de uma megaoperação logística. Ele desembarcou esse mês no Aeroporto Internacional de Viracopos.
Equipes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) acompanharam a importação de Atanásio. A atuação do Mapa incluiu análise da documentação sanitária, avaliação de riscos e verificação das condições de bem-estar animal durante toda a operação.
Segundo o Mapa, a autorização foi previamente avaliada pelo Serviço de Fiscalização de Insumos e Sanidade Animal (Sisa-SP). Na chegada, a Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) conferiu documentos e as condições de transporte, autorizando o desembarque.
Conforme o Certificado Zoossanitário Internacional (CZI) entre Brasil e Chile, todos os procedimentos sanitários foram realizados na origem, por isso, não houve necessidade de quarentena no Brasil.



