Valinhos

Conhecimento e experiência guiam atuação de vereador Salame

Nascido e criado na Vila Boa Esperança e Jardim Santo Antônio, o vereador Roberson Costalonga “Salame” (que acumula formação em Administração e experiência como empresário e produtor rural) destaca que o profundo conhecimento da realidade local é fundamental para seu trabalho no Legislativo. Em seu terceiro mandato, ele aponta a sinergia e o respeito mútuo entre o Legislativo e o Executivo como fatores cruciais para beneficiar Valinhos. O vereador ressalta que sua atuação se pauta por valores como honestidade e ética, focando em pautas amplas, como transparência no trânsito e o incentivo à agricultura familiar. Ele ainda destaca ter captado mais de R$ 14 milhões em emendas estaduais e federais para áreas como Saúde e Infraestrutura.

FOLHA DE VALINHOS Como um “pé de figo” autêntico, que cresceu na Vila Boa Esperança e no Jardim Santo Antônio, de que forma o conhecimento profundo dos bairros e da realidade local influencia e pauta suas ações e projetos como Vereador?
ROBERSON COSTALONGA – “SALAME” É fato, nasci e cresci entre os Bairros Boa Esperança e Santo Antônio, mas sempre fui de muitos amigos e desde cedo sempre andei muito pelos Bairros de Valinhos. Tenho certeza que para um vereador conhecer todos os Bairros da cidade, além de sua área rural e agrícola, facilita muito o trabalho executado no legislativo.

FV O senhor é formado em Administração e atua como empresário e produtor rural. De que maneira sua experiência profissional e sua ligação com o campo se traduzem em sua atuação política e na defesa de pautas específicas em Valinhos?
“SALAME” Além da minha formação universitária e da minha atuação como empresário há 21 anos e produtor rural há 10 anos, sou um apaixonado por animais e pela vida na roça, estas visões pessoais nos levam a preocupações com a saúde, educação, segurança etc., que são pertinentes ao cargo e nos dão condições de atuar com opiniões, projetos e participações no município de uma forma bem ampla, o que nos leva a atuar como vereador em diversas pautas de políticas públicas, visando o melhor para sociedade valinhense, sempre visando ajudar o próximo e batalhando por um futuro melhor para as próximas gerações.

FV O senhor está em seu terceiro mandato consecutivo (2017-2028), período que abrangeu as gestões de três Prefeitos distintos: Orestes Previtale, Capitã Lucimara e agora Franklin Duarte. Quais as principais diferenças que o senhor aponta nos estilos, prioridades e formas de relacionamento com o Legislativo de cada uma dessas administrações?
“SALAME” As três gestões tiveram focos distintos e realidades diferentes. A administração de Orestes enfrentou diversas dificuldades, incluindo medidas emergenciais e a pandemia de COVID-19, mas, ainda assim, demonstrou pulso firme e austeridade, deixando legados reconhecidos ao município. Já a gestão da Capitã Lucimara teve um perfil diferente, com altos e baixos políticos, atuou em um cenário mais favorável e teve mais oportunidade de desenvolver seu plano de governo; ao final, foi avaliada pelo eleitor, que optou por uma nova linha política ao eleger Franklin Duarte de Lima. O atual prefeito, com uma proposta arrojada e um ótimo relacionamento com a Câmara Municipal, encerra seu primeiro ano de mandato com boa avaliação da população valinhense, e conta com nosso apoio para continuar oferecendo o melhor para Valinhos.

FV O senhor foi eleito para a atual legislatura (2025-2028) não fazendo parte da base de apoio do Prefeito Franklin Duarte. Qual a sua avaliação sobre a relação atual entre o Poder Legislativo e o Executivo, e quais são os pontos cruciais que o senhor defende para garantir que essa parceria se reverta em benefícios concretos para a população?

“SALAME” Embora na eleição passada estivéssemos em lados políticos opostos, eu e o Prefeito Franklin já havíamos atuado juntos em legislaturas anteriores e sempre tivemos um relacionamento pessoal e político muito respeitoso. Hoje, Legislativo e Executivo trabalham com grande sinergia, o que beneficia diretamente a população valinhense, que vê uma administração dinâmica, arrojada e responsável. Não fazemos oposição por oposição; apoiamos tudo aquilo que representa os melhores benefícios para Valinhos.

FV O senhor é autor de 45 projetos de Lei. Destacamos sua atuação na área da transparência no trânsito, com dois projetos que obrigam a divulgação de arrecadação e aplicação de multas. Qual foi a motivação central para focar nesta pauta e qual o impacto que o senhor espera dessas leis na gestão municipal?
“SALAME” É verdade. Entre os Projetos de Lei que apresentamos, o de Transparência no Trânsito e o que obriga a publicação do cardápio da merenda escolar tiveram grande impacto. A iniciativa de transparência permite que a população saiba quanto é arrecadado em multas e fiscalize se esses recursos estão sendo aplicados em melhorias no trânsito, como sinalização e engenharia de tráfego, além de destinar parte do valor à Guarda Municipal. Já a divulgação do cardápio da merenda garante aos pais a oportunidade de acompanhar o que será servido aos seus filhos nas escolas.

FV Em conjunto com outros vereadores, o senhor é coautor do PL que obriga a aquisição de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar local. Qual a importância estratégica deste projeto para o produtor rural valinhense e para a qualidade da alimentação fornecida pelo município?
“SALAME” Este Projeto de Lei, elaborado em parceria com outros vereadores, busca incentivar e valorizar o produtor rural e a agricultura familiar de Valinhos. Seu sucesso já é reconhecido pela população, que tem prestigiado as feiras de produtos da agricultura familiar, atraída pela qualidade, pela procedência direta do produtor e pelos preços competitivos, já que não há intermediários. Isso garante melhor rentabilidade ao produtor, oferece um espaço de comercialização mais adequado e o estimula a continuar produzindo. Como produtor rural na área do café, conheço de perto essas dificuldades e reforço que nosso apoio ao setor é fundamental.

FV Além dos projetos já citados, quais são as áreas (como Saúde, Educação, Infraestrutura, etc.) que o senhor considera prioritárias para a apresentação de novos projetos de Lei e quais temas o senhor pretende focar nos próximos anos de mandato?
“SALAME” É difícil apontar prioridades; muitas vezes, as demandas que chegam ao vereador, seja pelo Executivo ou pela observação da necessidade da população, podem fazer o vereador transitar pelas pastas mencionadas em sua pergunta. Estamos vendo hoje uma cidade em ritmo acelerado de investimentos em infraestrutura, e estamos atentos a esses movimentos. Em relação à saúde, sempre tivemos uma atuação bem forte; é, sem dúvida, a demanda que mais chega ao meu gabinete. A Educação sempre deve ter uma atenção especial, porque é o futuro de nossa população, e procuramos atender da mesma forma que as outras áreas. Uma preocupação não mencionada, mas que também demanda muita atenção e carinho, é o Terceiro Setor, que tem, em suas instituições municipais, um papel extraordinário na sociedade valinhense e precisa ser também incentivado.

FV A Câmara Municipal tem um papel fiscalizador essencial. Que tipo de fiscalização o senhor tem priorizado ou pretende intensificar no atual mandato para garantir a correta aplicação dos recursos públicos e a qualidade dos serviços prestados à população?
“SALAME” A aprovação das contas do Executivo e do orçamento municipal passa pela Câmara, que analisa e vota a LOA, o PPA e a LDO, podendo apresentar emendas para aprimorar as propostas do Executivo. Alterações orçamentárias também precisam de aprovação dos vereadores, que exercem seu papel de fiscalização. Além disso, o vereador pode solicitar informações a qualquer momento para avaliar a aplicação dos recursos públicos. O acompanhamento dos serviços das Secretarias é constante, e as reclamações da população servem como termômetro para orientar cobranças e ações junto ao Executivo.

FV Seu histórico mostra um empenho em buscar recursos estaduais e federais para Valinhos. Em quais áreas esses recursos foram mais significativos nos últimos mandatos e quais parcerias em Brasília e São Paulo o senhor pretende fortalecer agora?
“SALAME” Tenho um excelente relacionamento político e pessoal com o Deputado Federal Carlos Sampaio, graças ao qual consegui, ao longo dos meus mandatos, mais de R$ 14 milhões em emendas para Valinhos, beneficiando áreas como Saúde, Infraestrutura, Educação, Segurança, Esportes e o Terceiro Setor. Além disso, estamos ampliando parcerias e fortalecendo novos contatos políticos para as próximas eleições, o que deve aumentar ainda mais nossa capacidade de captar recursos para o município.

FV Olhando para sua trajetória política e sua ideologia, quais são os valores e as convicções que mais o mobilizam e guiam suas decisões na Câmara Municipal?
“SALAME” Apesar de representarmos uma liderança político-partidária na Câmara Municipal de Valinhos, nossa base tem se posicionado de forma harmônica, produtiva e independente, nossos vereadores têm suas convicções, não temos tradicionalmente questões de votos fechados pelo partido nas propostas votadas, mas sendo direto a sua pergunta, meus valores de honestidade, ética e compromisso com a verdade me conduzem a fazer o melhor por Valinhos, norteando minhas decisões e espero estar cumprindo minhas obrigações como também estar devolvendo aos meus eleitores a confiança e expectativa que depositaram em mim através dos seus votos.

FV O que os valinhenses podem esperar do Vereador “SALAME” para este novo mandato e qual é o legado que o senhor espera deixar ao final de sua trajetória política na cidade?

“SALAME” Um vereador, obviamente, atua em diversas frentes visando o melhor para a população, seja fiscalizando, com Projetos, mas também é o vereador um forte braço político do município que interage com parlamentares Estaduais e Federais, em busca de recursos que colaborem com a melhoria do orçamento da administração Municipal, o legado a ser deixado é a sensação de dever cumprido, bons projetos e atuação ativa em busca de recursos, além de prestar um bom serviço como vereador à população, estas metas, se cumpridas, certamente serão um bom legado, quando se findar minha vida pública.

COMPARTILHE NAS REDES