Brasil e Mundo
Terremoto de 6,7 atinge o norte do Japão e acende alerta de tsunami

Sismo da segunda-feira, 8, provocou incêndios e deixou ao menos 50 feridos. Foto: Japan OUT/AFP
O país vive uma sequência de sismos desde segunda-feira, 8, quando um terremoto de magnitude 7,5 deixou ao menos 50 pessoas feridas e provocou incêndios na mesma região
Um terremoto de magnitude 6,7 atingiu o norte do Japão na manhã desta sexta-feira, 12.
O tremor levou à emissão de um alerta de tsunami para áreas da costa do Pacífico.
Até o momento, não há registro de mortos ou feridos.
O país vive uma sequência de sismos desde segunda-feira, 8, quando um terremoto de magnitude 7,5 deixou ao menos 50 pessoas feridas e provocou incêndios na mesma região.
O novo sismo ocorreu na costa leste da província de Aomori, no norte de Honshu.
Honshu é a principal ilha do Japão, onde ficam cidades como Tóquio e Sendai.
A Agência Meteorológica do Japão (JMA) informou que o fenômeno ocorreu às 11h44, no horário local.
A profundidade do foco foi de 20 quilômetros, o que caracteriza um terremoto raso, tipo de tremor que costuma gerar vibrações mais fortes na superfície.
Alerta de tsunami para o norte do Pacífico
Segundo a JMA, ondas de até um metro podem atingir a costa norte do Pacífico.
As áreas sob alerta incluem as províncias de Hokkaido, Aomori, Iwate e Miyagi.
A agência explicou que o alerta significa risco imediato para regiões litorâneas.
O objetivo é orientar evacuações rápidas e monitoramento contínuo, mesmo quando o impacto estimado é baixo.
Aumento do risco sísmico
Depois do terremoto de magnitude 7,5 na segunda-feira, houve aumento rápido do risco de outro evento maior.
As autoridades chegaram a considerar a possibilidade de um sismo de magnitude 8 e de um novo tsunami.
Essa faixa de risco se estendeu por boa parte da costa nordeste japonesa, de Chiba, ao leste de Tóquio, até a ilha de Hokkaido.
A JMA orientou moradores de 182 municípios a se manterem preparados para emergências ao longo da semana.
A agência reforçou que o aviso não significava previsão de um grande terremoto, mas sim uma medida preventiva.
Os tremores recentes ocorrem na mesma área atingida em 2011.
Naquele ano, um terremoto de magnitude 9,0 gerou um tsunami que matou quase 20 mil pessoas.
O desastre também destruiu a usina nuclear de Fukushima, evento considerado o pior acidente nuclear desde Chernobyl.


