RMC

Valinhos participa de simulado de Alerta Climático com novo radar da RMC

Evento na Unicamp marca lançamento do novo Radar Meteorológico da RMC; população pode receber mensagem de teste pelo sistema de telefonia celular

Nesta quarta-feira, dia 3, a cidade de Valinhos participa de um simulado prático de emergência climática que marca o lançamento oficial do novo Radar Meteorológico da Região Metropolitana de Campinas (RMC), uma ferramenta estratégica para prevenção e monitoramento de eventos extremos. O evento, realizado no auditório da Unicamp, é promovido pela Defesa Civil Estadual em parceria com a AgemCamp, o Conselho de Desenvolvimento da RMC e a Universidade Estadual de Campinas.

Durante a atividade, será demonstrada a emissão de um alerta-teste via Cell Broadcasting — sistema de envio de mensagens diretas a celulares em áreas específicas. Caso a população de algumas regiões da RMC, incluindo Valinhos, receba uma notificação de alerta nesta manhã, trata-se exclusivamente de uma simulação prevista e controlada. A mensagem faz parte do treinamento técnico e não indica uma situação real de risco.

O secretário de Segurança Pública e Cidadania de Valinhos, Osvaldo Rocco, que representa o município no evento, reforçou a importância da iniciativa. “Este simulado e o novo radar representam um avanço significativo na nossa capacidade de proteger a população. A tecnologia nos permite antecipar eventos climáticos e emitir alertas precisos, salvando vidas e minimizando danos.”

Novo Radar Meteorológico da RMC

O equipamento foi adquirido de forma coletiva pelos 20 municípios da região e operará em parceria com a Defesa Civil Estadual e a Unicamp. Ele permitirá o monitoramento em tempo real de tempestades, chuvas intensas e outros fenômenos, fortalecendo a Operação Verão 2025/2026 — que teve início oficial na última segunda-feira, dia 1º, em Valinhos.

Canais oficiais de informação

A Defesa Civil de Valinhos reforça que, em situações reais de emergência, os canais oficiais de comunicação são:

Defesa Civil: 199

Corpo de Bombeiros: 193

Além disso, a população deve acompanhar as informações divulgadas pelos perfis oficiais da Prefeitura nas redes sociais.

COMPARTILHE NAS REDES