Terceiro Setor
FEAV comemora 10 anos com entrega do “Prêmio Solidariedade”

Cerimônia do “Prêmio Solidariedade” celebra uma década de atuação do Fórum, reconhecendo in memoriam Anélio Zanuchi e Marcos Vedovatto, além de Max Gehringer e outros colaboradores essenciais para o Terceiro Setor
O Fórum das Entidades Assistenciais de Valinhos (FEAV) celebrou seus 10 anos de fundação na manhã desta sexta-feira, dia 28 de novembro, com um evento especial realizado em sua sede, o Casarão FEAV. A comemoração foi marcada pela cerimônia de entrega do “Prêmio Solidariedade”, que reconhece indivíduos que contribuíram de forma significativa para o crescimento e a história da organização.
O evento reuniu autoridades, representantes de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e parceiros, consolidando uma década de atuação da FEAV no apoio ao Terceiro Setor de Valinhos. Atualmente, a FEAV congrega 11 entidades: ACES, ACESA, APAE, COHCRIC, Casa da Criança, Círculo de Amigos do Patrulheiro, Espaço da Criança, Grupo Rosa e Amor, Recanto dos Velhinhos, Reencontro e Santa Casa de Valinhos.
Homenageados com o Prêmio Solidariedade
O Prêmio Solidariedade homenageou in memoriam Anélio Zanuchi (ex-presidente da Casa da Criança) e Marcos Vedovatto (primeiro presidente da FEAV e ex-presidente do Instituto Esperança).

Em nome de Anélio Zanuchi, receberam a honraria seu filho, André Zanuchi, e sua esposa, Sandra Zanuchi, das mãos de Vanda Dini, ex-presidente da FEAV.
Em nome de Marcos Vedovatto, sua esposa, Claudia Vedovatto, recebeu a homenagem das mãos do Dr. Rafael Geraldini

Também foram homenageados:
O advogado Dr. Rafael Geraldini
O palestrante Max Gehringer.

A jornalista Roseli Bernardo.
O jornalista e ex-presidente da FEAV, Fernando D’Ávila.
Pronunciamentos e Presenças
A presidente da FEAV, Eliane Macari, agradeceu a presença de todos e ressaltou que a organização alcançou sua trajetória “graças ao apoio de toda comunidade”. Ela destacou que nesses dez anos o foco tem sido a Unidade, credibilidade, transparência, pertencimento… tudo pela causa social e reafirmou o propósito da FEAV de “Orquestrar as entidades sociais e coletivos nos eixos de assessoramento, mobilização, representação e governança, impactando a transformação territorial de Valinhos”.
O evento contou com uma breve palestra de Max Gehringer.
A Secretária de Assistência Social, Célia Leão, representou o prefeito Franklin, que não pôde comparecer, e enfatizou que Valinhos não seria o que é hoje, não fosse pelo empenho, dedicação e trabalho das entidades do Terceiro Setor, muito bem representadas pela FEAV. Célia Leão também destacou que a parceria entre o Terceiro Setor e o Poder Público é obrigatória, pois o atendimento humanizado aos mais necessitados é missão do atual governo.

Entre as autoridades presentes, estavam os vereadores Edson Secafim, Rodrigo Fagnani (o Popó) e Alexandre Japa, e os secretários Fabricio Bizarri (Cultura e Turismo), André Melchert (Administração), Major Osvaldo Rocco (Segurança Pública), André Reis (Verde e Agricultura) e Rodrigo Ribeiro (o Big, Secretário de Governo).
Breve Histórico da FEAV
A FEAV começou a ser idealizada em 2015 por Paulo Sérgio Paschoal que, ao lado de Fernando D’Ávila e Wanda Dini, mobilizou representantes de diversas entidades com o objetivo de fortalecer o trabalho coletivo. Mesmo antes da formalização, Paulo Paschoal já promovia ações em prol das entidades. A oficialização da criação da FEAV ocorreu em 23 de novembro de 2015.
Sob a atual presidência de Eliane Macari, a FEAV conquistou importantes avanços, como a implantação da sede própria, o Casarão FEAV. A organização fornece suporte fundamental às entidades por meio de assessoramento, cursos de capacitação, doações, e articulação com os poderes Executivo e Legislativo.


