RMC
CIM ajuda a prender quadrilha de assalto

Câmeras do Centro de Inteligência Metropolitano de Campinas foram cruciais para identificar a rota de fuga e capturar suspeitos de roubo a joalheria na RMC
Com ajuda das câmeras do Centro de Inteligência Metropolitana (CIM), que fica em Campinas, foi possível identificar a rota de fuga de parte dos suspeitos de integrar a quadrilha responsável pelo assalto a uma joalheria em um shopping da cidade, na tarde desta quinta-feira, 20 de novembro. O CIM fica em uma sala anexa ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) de Campinas, na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública e articula os núcleos de Inteligência das guardas municipais de 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas.
A GM recebeu a informação de que um veículo branco estaria envolvido na ação. Por meio da placa do carro os agentes puderam acompanhar a trajetória do veículo e comunicar a Guarda Municipal da cidade de Pedreira. Três pessoas foram presas na cidade.
A comandante da Guarda Municipal de Campinas, Maria de Lourdes Soares, destaca a ação rápida da corporação. “Assim que fomos acionados nossos agentes foram até o shopping para apoiar a Polícia Militar. Enquanto isso, a nossa inteligência passou a monitorar as câmeras, e de posse das características do veículo, foi possível localizá-lo. Esse fato mostra a importância do trabalho que vem sendo realizado tanto do uso da tecnologia quanto da integração entre as forças de segurança na RMC”, explica a comandante da Guarda Municipal de Campinas, Maria de Lourdes Soares.
O caso é investigado pela Polícia Civil. Até o começo da tarde desta sexta-feira, 21 de novembro, seis pessoas foram presas e um adolescente apreendido, todos suspeitos de envolvimento com o assalto.
CICC e CIM
O CICC reúne forças de segurança, órgãos fiscalizadores da Prefeitura e a Associação Brasileira de Inteligência (Abin), com o objetivo de captar e centralizar informações sobre o município, facilitando a troca de dados e promovendo respostas mais rápidas no atendimento à população.
Anexo ao CICC, o Centro de Inteligência Metropolitano (CIM) tem a missão de fortalecer a cooperação regional, viabilizar o compartilhamento de dados estratégicos, definir ações integradas e promover operações conjuntas de enfrentamento à criminalidade.


