RMC
Programa “Caminhos Leves” alia atividade física e apoio psicológico

Iniciativa de três meses foca na qualidade de vida de pacientes com IMC igual ou superior a 35, oferecendo acompanhamento multiprofissional completo e integrado
O Programa Caminhos Leves teve início no final de setembro deste ano com o propósito de promover qualidade de vida e bem-estar físico e emocional para pessoas com Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a 35. A iniciativa incentiva hábitos mais saudáveis por meio de atividades físicas regulares, acompanhamento multiprofissional e apoio psicológico.
Ao longo de três meses, o projeto atende um grupo de 20 pacientes, que passam por um programa completo e integrado de cuidados. Nesse período, os participantes realizam atividades físicas duas vezes por semana na academia e uma vez por semana aulas de hidroginástica, sempre com supervisão de profissionais de Educação Física.
A proposta é proporcionar uma mudança de estilo de vida de forma gradual, acolhedora e sustentável, contribuindo para melhorias na saúde, autoestima e bem-estar geral.
Além das práticas corporais, o programa valoriza o cuidado com a saúde mental e o acompanhamento clínico. Quinzenalmente, os participantes participam de rodas de conversa com a equipe de Psicologia, onde são trabalhados temas como motivação, autocuidado, troca de experiências e aspectos emocionais ligados à mudança de hábitos.
O acompanhamento clínico também é contínuo: mensalmente, os participantes passam por consultas com médico e nutricionista, responsáveis pela avaliação da saúde geral, monitoramento dos resultados e ajustes nas orientações alimentares e no plano de exercícios.
Moradores de Morungaba com IMC igual ou superior a 35 podem se inscrever para a próxima edição do Programa Caminhos Leves, prevista para o início de 2026. As inscrições devem ser realizadas na unidade de saúde mais próxima da residência.


