Valinhos
Valinhos reforça ações ambientais e anuncia avanços em saneamento durante reunião do Gaema

A cidade esteve representada pelas Secretarias do Verde e da Agricultura, Desenvolvimento Urbano, Obras Públicas e pela diretoria do DAEV
A Prefeitura de Valinhos e o DAEV participaram, nesta terça-feira, dia 18, da reunião mensal do Gaema, em Campinas. O encontro, organizado pelo Ministério Público, reuniu representantes dos municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) para discutir prioridades ambientais e acompanhar projetos regionais.
Logo no início da reunião, gestores destacaram a necessidade de ações integradas para ampliar a segurança hídrica, reduzir impactos ambientais e fortalecer a cooperação entre as cidades. Para Valinhos, o encontro também serviu para reafirmar compromissos e apresentar avanços em obras estruturantes.
A cidade esteve representada pelas Secretarias do Verde e da Agricultura, Desenvolvimento Urbano, Obras Públicas e pela diretoria do DAEV.
Segundo o secretário do Verde, André Reis, Valinhos tem intensificado investimentos em políticas sustentáveis.
“A atual gestão atua com grande preocupação ambiental e foco no desenvolvimento responsável do município”, afirmou.
O vice-prefeito e presidente do DAEV explicou que a reunião marcou um avanço importante na busca por soluções conjuntas. Um dos temas centrais foi a meta de elevar o Ribeirão Pinheiros da Classe 3 para a Classe 2 — uma mudança que exige tratamento mais avançado dos efluentes.
Para atender à exigência, Valinhos prevê na nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) o uso de tecnologia de tratamento terciário, capaz de produzir água de reuso e melhorar a qualidade do curso d’água. A obra está em fase de viabilização.
Durante a reunião, o promotor de Justiça Rodrigo Sanches Garcia apresentou os principais eixos de atuação integrada entre as 23 cidades das bacias PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí). Entre as pautas debatidas estavam:
gestão de recursos hídricos
destinação de áreas de preservação
regularização de reservas legais
prevenção e combate a incêndios florestais
aplicação dos recursos ambientais
O Ministério Público reforçou a necessidade de intensificar as ações contra incêndios, que tiveram grande impacto em 2024 e 2025.
“Valinhos adotou providências diante dos incêndios ocorridos”, destacou André Reis.
Participaram da reunião os secretários André Barduchi (Desenvolvimento Urbano) e Alexandre Emerson de Oliveira, o Deco (Obras Públicas), além do presidente do DAEV, Luiz Mayr Neto, equipes técnicas e o diretor de Meio Ambiente, Theophilo Olyntho de Arruda Neto (Dudu).

O que é o Gaema?
Criado pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, o Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente atua na identificação, prevenção e combate a atividades que causam degradação ambiental.
O Gaema organiza ações regionais com base em bacias hidrográficas, o que permite maior eficiência, integração e fiscalização.


