Valinhos

“Pipocando com as Histórias” leva experiência lúdica a escolas municipais de Valinhos

Narradora Paula Negrão visita unidades com intervenções artísticas que estimulam criatividade e desenvolvimento infantil

A rede municipal de ensino de Valinhos recebe, entre os dias 17 e 28 de novembro, o projeto “Pipocando com as Histórias”, realizado pela Editora Adonis em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação. A iniciativa leva a narradora de histórias Paula Negrão, do projeto “Contos & Encantos”, a oito escolas municipais para sessões de contação que misturam tradição oral, desenvolvimento cognitivo e encantamento literário.

“A contação de histórias é uma ferramenta poderosa não só para entreter, mas para desenvolver atenção, criatividade e habilidades socioemocionais nas crianças. Esse projeto enriquece o trabalho que estamos realizando com vistas a incentivar a leitura e promover a alfabetização na idade certa”, destaca o secretário André Amaral.

Uma jornada pela arte de contar histórias

Com mais de 20 anos de experiência, Paula Negrão é pesquisadora da arte de narrar histórias e mediadora de leitura. Sua metodologia coloca a “palavra narrada” como elemento central, criando universos imaginários que se conectam com as referências culturais de cada criança.

“Cada história narrada constrói uma realidade única naquele momento, transformando-o em algo especial. As rodas de histórias desenvolvem foco, atenção e criatividade, beneficiando tanto o ouvinte quanto o narrador”, explica a artista, que já foi premiada no Festival de Artes Aldir Blanc e atuou por 15 anos como voluntária na Associação Viva e Deixe Viver.

Cronograma de apresentações

O projeto, que já passou pela EMEB Dom Agnelo nesta segunda-feira, dia 17, já tem agenda confirmada em mais quatro unidades da rede nos próximos dias

19/11 (quarta-feira): EMEB Tio Pedro Brandini (manhã e tarde)

24/11 (segunda-feira): EMEB Padre Leopoldo Van Liempt (manhã e tarde)

25/11 (terça-feira): EMEB Dom Bosco (tarde – duas sessões)

27/11 (quinta-feira): EMEB Jerônimo Alves Corrêa (tarde)

A contação de histórias sistemática contribui para a expansão do vocabulário e capacidade de expressão, além de fortalecer o vínculo com a literatura e desenvolver a escuta ativa, a imaginação e a concentração das crianças.

“Projetos como este reforçam nosso compromisso com uma educação integral, que forma não apenas academicamente, mas também humanamente”, complementou o secretário André Amaral.

COMPARTILHE NAS REDES