Alternativa
Trump diz apoiar divulgação de arquivos sobre Jeffrey Epstein

Fonte: Estadão / AFP
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou neste domingo, dia 16, que apoia a iniciativa de parlamentares republicanos para tornar públicos novos arquivos relacionados ao criminoso sexual Jeffrey Epstein — uma mudança em relação à sua posição anterior.
“Os republicanos da Câmara deveriam votar a favor da divulgação dos arquivos de Epstein, porque não temos nada a esconder”, escreveu Trump no Truth Social. Ele também chamou a controvérsia envolvendo os crimes do antigo amigo de um “engano democrata”.
O posicionamento reacende o debate político em Washington. Críticos afirmam que Trump tenta evitar que possíveis informações desfavoráveis venham à tona, algo que o presidente nega.
Trump e Epstein foram próximos entre as décadas de 1980 e 1990, mas romperam nos anos 2000, após o financista admitir culpa em um caso de exploração sexual. Epstein cumpriu 13 meses de prisão e entrou para a lista federal de agressores sexuais. Anos depois, em 2019, o acordo foi considerado ilegal por um juiz da Flórida, levando à nova prisão do empresário. Ele foi encontrado morto em sua cela um mês depois; a autópsia concluiu que foi suicídio.


