Destaque lateral home

Vereador Conti vê “horizonte aberto” para novos projetos

Com 25 anos de experiência e sete mandatos na Câmara de Valinhos, o vereador Henrique Conti (Republicanos) avalia a “nova dinâmica” da administração municipal. Segundo ele, os principais diferenciais da gestão atual são a “vontade política, criatividade e agilidade para resolver os problemas” mais antigos da cidade. Em entrevista exclusiva à Folha de Valinhos, o vereador da base do governo afirmou que as propostas de campanha estão sendo transformadas em ações concretas, com foco na escuta da população. Conti destacou ainda que a gestão já atua nos principais gargalos, como as demandas represadas na saúde, o resgate de benefícios do funcionalismo público e as soluções viárias para a mobilidade urbana, como na Rua Campos Salles. O vereador também celebra que está em andamento a regulamentação da APA da Serra dos Cocais e o incentivo à economia verde.

FOLHA DE VALINHOS Com seus 25 anos de experiência e sete mandatos, o senhor é a voz mais longeva na Câmara. O Prefeito Franklin implementou uma ‘nova dinâmica’ na gestão municipal. Em sua visão, quais são os três principais diferenciais ou mudanças de paradigma que essa nova gestão trouxe em relação aos governos municipais anteriores que o senhor acompanhou?
VEREADOR HENRIQUE CONTI Vontade política, criatividade e agilidade para resolver os problemas. Alguns problemas muito antigos tiveram solução rápida.

FV O senhor, como vereador da base do governo, como avalia a eficácia da ‘nova dinâmica’ em transformar as propostas de campanha em ações concretas? E qual o papel da atual gestão na modernização e fortalecimento da Feira do Produtor Rural e de outras iniciativas voltadas ao desenvolvimento rural e à economia local?
VEREADOR CONTI De fato, faço parte da base de sustentação do atual governo, pois, essa nova dinâmica tem mostrado resultados positivos. As propostas estão sendo gradualmente transformadas em ações concretas, com foco na escuta da população. Portanto, estamos tendo uma abertura real para o debate e para o aprimoramento das políticas públicas.

FV Com mais de 280 Projetos de Lei e 3.700 requerimentos ao longo de sua carreira, o senhor tem uma visão ampla das necessidades de Valinhos. Sob a ‘nova dinâmica’ de gestão, quais são os principais gargalos ou desafios que persistem na cidade, e como a atual administração está atuando (ou não) para resolvê-los?
VEREADOR CONTI Os gargalos que persistem são as demandas represadas na saúde, funcionalismo público que foi judiado nas administrações anteriores com perdas diversas e mobilidade urbana. Ele já está atuando nas três. Revendo procedimentos na saúde para dar maior agilidade. Resgatando benefícios dos servidores e iniciando as soluções viárias para o trânsito, como exemplo a Rua Campos Salles.

FV O senhor foi o autor da Lei que criou a APA da Serra dos Cocais e defende a agricultura há 25 anos. Como a ‘nova dinâmica’ da Prefeitura tem priorizado e investido na preservação da APA e na economia agrícola local, especialmente em face da pressão do crescimento urbano?

VEREADOR CONTI Com tratativas para a Regulamentação da APA da Serra dos Cocais para enfim tornar a região um polo turístico gastronômico. Com o incentivo aos agricultores, como revitalização das feiras, pagamento por serviços ambientais e de fruticultura, tal como, com a busca para Valinhos se tornar oficialmente a Capital do Figo Roxo e conquistar seu “selo de origem”.

FV O Fórum Permanente do Ribeirão Pinheiros é uma iniciativa sua, central para as questões hídricas. Com a preocupação constante de abastecimento, como o senhor avalia as ações e o planejamento de longo prazo da gestão atual para garantir a segurança hídrica de Valinhos, e qual o papel do Fórum nesse processo?
VEREADOR CONTI “O Fórum Permanente do Ribeirão Pinheiros” nasceu do nosso compromisso com a segurança hídrica e a preservação ambiental de Valinhos. Junto com a Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente, criada por lei de minha autoria, a ideia é transformar o debate em ações concretas. A gestão atual tem demonstrado sensibilidade para o tema, com investimentos em saneamento, recuperação de áreas e fortalecimento das políticas ambientais. É importante destacar também o papel do agricultor, que é o verdadeiro guardião do meio ambiente — ele preserva as nascentes e o solo, garantindo água e produção sustentável. Com uma Serra de preservação consolidada, nosso desafio é manter esse equilíbrio: desenvolvimento com responsabilidade, sempre pensando na sustentabilidade e na segurança hídrica das próximas gerações.

FV O senhor defende o ‘incentivo à participação da comunidade’ e um ‘crescimento planejado’ de Valinhos. Em que projetos ou instâncias a população tem sido efetivamente incluída na discussão sobre o futuro da cidade sob essa nova gestão, e o que pode ser aprimorado nesse diálogo?
VEREADOR CONTI A participação da comunidade foi um marco do governo Vitório. O Executivo quer resgatar esta prática, através da reativação de conselhos, comunidades de bairro e associações da sociedade civil.

FV Após 25 anos e no seu sétimo mandato, o que ainda o motiva a seguir na vida pública e qual a principal lição que o senhor aprendeu sobre a política municipal nesse período?
VEREADOR CONTI O que me motiva, após vinte e cinco anos, é ter um horizonte aberto para implantar projetos que há muitos anos lutei e agora finalmente tenho a chance de tornar realidade. Graças a uma situação nova, onde o Poder Executivo trabalha a favor do povo com vontade de fazer coisas novas e boas para o município. Uma realidade muito diferente daquilo que eu vivi na Câmara durante 25 anos. Isso motiva muito. Sinto-me renovado e animado. Exemplo recente desta motivação é a criação de novos espaços para a feira do agricultor.

FV Mais de 280 Projetos de Lei é um número expressivo. Qual é o tema que mais dominou sua atuação legislativa no último ano e qual projeto, em sua opinião, teve o maior impacto positivo imediato na vida do cidadão de Valinhos?
VEREADOR CONTI O tema que mais dominou minha atuação legislativa, além da preservação do meio ambiente e sustentabilidade, foram ações de melhorias e valorização do agricultor. De imediato foi implementada a “Feira do Povo”, precisamos melhorar as atuais e expandir a feira para os bairros da cidade atingindo mais consumidores.

E com o aumento das feiras novos agricultores poderão participar, alcançando um número significativo de agricultores locais, com objetivo de melhorar a renda dos agricultores e garantir maior sustentabilidade para a fruticultura.

FV Quais serão as três pautas prioritárias que o senhor pretende levar para o debate e para a votação da Câmara nos próximos anos?
VEREADOR CONTI Atuar em conjunto com o Poder Executivo na regulamentação da APA Serra dos Cocais e na regulamentação do pagamento por serviços ambientais e de fruticultura. Colaborar no fortalecimento de conselhos municipais, conselhos comunitários de saúde e associações de bairro.

FV O senhor é um dos criadores da Feira do Produtor Rural no Parque Municipal, que completou em 2025, 23 anos. Qual o legado social e econômico dessa iniciativa para as famílias de produtores de Valinhos ao longo dessas mais de duas décadas? E qual tem sido o papel da ‘nova dinâmica’ da gestão municipal no suporte, na ampliação e na modernização desse e de outros espaços de comercialização local?
VEREADOR CONTI Há 23 anos a Feira do Produtor Rural, que acontece aos sábados, se transformou em um espaço de convivência e de orgulho. O objetivo da feira era gerar renda e aproximar o produtor da população. É um projeto que ajudou muitas famílias a permanecer no campo, valorizando o trabalho rural e garantindo alimentos frescos e de qualidade à nossa cidade.

O maior legado, sem dúvida, é o impacto social e econômico e a preservação da nossa identidade agrícola. Como bem dito, a atual gestão tem trazido uma nova dinâmica, investindo na modernização, no apoio técnico e na ampliação dos pontos de comercialização, fortalecendo tanto a Feira do Produtor quanto outras iniciativas voltadas ao desenvolvimento rural e à economia local.

FV O agroturismo é um pilar de desenvolvimento que o senhor incentiva. Valinhos tem um potencial enorme para combinar sua história com a produção rural. O senhor vê a atual gestão municipal trabalhando de forma integrada — entre Turismo, Cultura, Agricultura e Meio Ambiente — para transformar o agroturismo em uma matriz econômica mais forte? Quais projetos o senhor defende para alavancar esse setor na cidade?
VEREADOR CONTI O agroturismo funciona como vitrine da fruticultura de Valinhos. O governo atual está atuando para capacitar mais propriedades para receber o turista e criando novas opções de circuito. O agroturismo e o ecoturismo em propriedades rurais ajudam a consolidar as áreas rurais e fortalecê-las. Valinhos foi pioneira do agroturismo no Circuito das Frutas. Precisamos retomar a liderança da nossa região produtora de frutas. A ‘Região de Valinhos’ é o nosso polo da fruticultura.

FV Para encerrar, qual a sua principal mensagem ou compromisso para os eleitores e para a comunidade de Valinhos, especialmente em relação ao papel do vereador dentro da ‘nova dinâmica’ do governo municipal?
VEREADOR CONTI O vereador tem que estar conectado com a comunidade, promovendo debates e dando espaço para a comunidade se manifestar. Nós temos que ser os porta-vozes dos anseios populares.

COMPARTILHE NAS REDES