Valinhos
Câmara de Valinhos homenageia sete novos Cidadãos Honorários

Arquitetos, líderes comunitários, religiosos e empresários receberam os títulos de Cidadão Honorário e Benemérito por relevantes serviços prestados ao desenvolvimento de Valinhos e ao bem comum
A Câmara entregou na quinta, 13, títulos de cidadão a sete pessoas homenageadas por vereadores. Receberam o título de cidadão honorário Eduardo Galasso Calligari, Evandro Ziggiatti Monteiro, Fernando José Neubern, Gilberto Marcelino Gimenes, o Pastor Giba, Luciano Alves dos Reis e o Padre Paulo Roberto Emiliano. O valinhense Marcio Adalberto Cappello recebeu o título de cidadão benemérito.
O Legislativo concede os títulos de cidadão a pessoas que prestaram serviços relevantes ao município, contribuindo para o desenvolvimento de Valinhos e o bem comum. O cidadão benemérito se destina a valinhenses de nascimento, enquanto o honorário equivale a reconhecer como da terra pessoas que nasceram em outras cidades.


Homenageados
Eduardo Galasso Calligaris foi secretário de desenvolvimento urbano de Valinhos entre 2021 e 2023, quando liderou a revisão do Plano Diretor, atrasado havia nove anos. O arquiteto chefiou a implementação do sistema “Licença Ágil” e participou, no Departamento de Águas e Esgotos, do desenvolvimento da segunda via da adutora do Rio Atibaia. Indicado por todos os vereadores de 2024.
Evandro Ziggiatti Monteiro foi indicado por Vagner Alves. Enquanto arquiteto e urbanista na Unicamp, fez o projeto da sede da APAE de Valinhos, fornecido gratuitamente à associação. A estrutura acessível atende mais de 400 pessoas com deficiência. Evandro hoje é professor livre-docente da Unicamp.
Fernando José Neubern é engenheiro e vice-presidente da Associação dos Moradores dos Bairros Macuco, Reforma Agrária e Capivari (Amarca). Indicado pelo vereador Fábio Damasceno, administra obras hidráulicas em Valinhos, contribuindo para o desenvolvimento da cidade.
Gilberto Marcelino Gimenes, o Pastor Giba, fundou em 2017 a igreja Galileia Church com a esposa, a Pra. Luciana. Indicado pelos vereadores Rafa Marques e Israel Scupenaro, oferece acolhimento espiritual e social aos membros da comunidade em Valinhos e Campinas.
O professor Luciano Alves dos Reis ajudou a implementar na Secretaria da Educação de Valinhos o Programa Conta Escola, dando maior autonomia financeira às escolas municipais. Também coordenou a implantação de programas federais de educação. Indicado pelo vereador Fábio Damasceno.
O empresário Marcio Adalberto Cappello fundou a viação Mactur, empresa que gera cerca de 150 empregos e liga municípios nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. O indicado do vereador Gabriel Bueno também apoia com o empréstimo de ônibus instituições como Casa da Criança, APAE e Rosa e Amor.
Padre Paulo Roberto Emiliano se tornou em 2024 o primeiro pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, no Vale Verde. Ajudou a desmembrar a então comunidade da Paróquia São Cristóvão e hoje pastoreia a congregação.
Fotos: José Porto/CMV


