Economia
Trump anuncia redução de tarifas para importação de café

Sem citar o Brasil, presidente dos EUA promete que medida será “rápida e fácil”
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que vai reduzir as tarifas de importação sobre o café em breve. Ele fez a declaração durante entrevista à Fox News na terça-feira (11), mas não informou quais países produtores serão beneficiados.
“Vamos reduzir algumas tarifas e deixar entrar mais café. Tudo isso acontecerá muito rápido e com muita facilidade. É um processo cirúrgico bonito de se ver”, afirmou Trump, ao comentar a alta dos preços do produto no país.
O secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent, confirmou a informação nesta quarta-feira (12). Ele adiantou que o governo fará “anúncios substanciais” nos próximos dias para diminuir o custo de produtos como café e bananas. Segundo Bessent, os consumidores sentirão os efeitos da medida ainda no primeiro semestre de 2026.
Em 2024, os Estados Unidos lideraram as importações de café especial brasileiro, comprando cerca de 2 milhões de sacas por ano e movimentando mais de US$ 550 milhões. Dados do Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé) mostram que o café brasileiro responde por mais de 30% do mercado norte-americano, e o Brasil segue como principal fornecedor do produto aos EUA.
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Itamaraty informaram que aguardam uma posição oficial do governo norte-americano sobre a medida.


