Saúde
Mulheres solteiras são mais felizes do que homens solteiros

Josslyn Johnstone – Notícias de Artes e Ciências
Segundo os pesquisadores, os resultados sugerem que os homens podem ter mais a ganhar do que as mulheres em relacionamentos românticos heteronormativos.
“O nosso é o primeiro estudo abrangente sobre como as diferenças de gênero estão ligadas ao bem-estar na solteirice”, afirma a autora principal, Elaine Hoan., candidata ao doutorado no Departamento de Psicologia da Faculdade de Artes e Ciências.
“A partir daqui, podemos começar a entender exatamente por que as mulheres solteiras estão se saindo melhor do que os homens solteiros e como todos podem equilibrar esses elementos para construir as melhores vidas possíveis.”
Para o estudo, Hoan e o professor do Departamento de Psicologia, Geoff MacDonald, examinaram quatro indicadores de bem-estar em quase 6.000 adultos: o nível de satisfação com o relacionamento atual, o nível de satisfação com a vida, o nível de satisfação sexual e o desejo de estar em um relacionamento. Devido às limitações de tamanho da amostra com indivíduos não binários, o estudo se concentrou em pessoas que se identificaram como homens ou mulheres.
De modo geral, os pesquisadores descobriram que as mulheres se saem melhor sozinhas do que os homens. Elas estão mais felizes com sua condição de solteiras, com a qualidade de suas vidas, com a qualidade de suas vidas sexuais e desejam menos um parceiro.
Hoan afirma que os resultados se baseiam em pesquisas existentes que mostram que os homens temem a solteirice mais do que as mulheres e que têm dificuldade em lidar com as expectativas da masculinidade tradicional.
“Existe a ideia de que, para ‘ser realmente um homem’, você precisa ser o tipo que ‘conquista mulheres’ — é um sinal de status. Mas, nos estágios iniciais do namoro, os homens geralmente têm mais dificuldade em encontrar uma parceira e, portanto, em ter acesso ao sexo.”
Isso se relaciona com a descoberta de que mulheres solteiras são mais satisfeitas sexualmente do que homens solteiros, talvez também porque elas tenham mais liberdade sexual e possam se concentrar em seu próprio prazer em vez de priorizar o de um parceiro masculino.
Além disso, os autores analisaram a idade e a etnia no contexto do gênero. Eles descobriram que homens solteiros mais velhos são mais felizes do que homens solteiros mais jovens, o que está de acordo com pesquisas existentes que mostram que as pessoas tendem a ser mais felizes com a solteirice a longo prazo após os 40 anos. Eles também observaram que mulheres negras solteiras têm um desejo maior por um parceiro do que mulheres brancas solteiras.

Hoan afirma que o estudo serve como ponto de partida para contextualizar os incels — extremistas que nutrem ressentimento contra mulheres solteiras — dentro da população mais ampla de homens solteiros. Embora os incels sejam frequentemente estudados como uma subcultura misógina isolada com problemas específicos, a infelicidade generalizada entre os homens solteiros pode levar alguns deles a se separarem e se juntarem a esse grupo.
Embora o artigo não forneça evidências diretas de por que a solteirice é uma experiência melhor para as mulheres em comparação com relacionamentos românticos, ele aponta para possíveis razões que merecem investigação futura.
“Por exemplo, sabemos por pesquisas existentes que, em estruturas de relacionamento heteronormativas, as mulheres normalmente assumem mais do que sua parte justa do trabalho doméstico e emocional”, diz Hoan. “Além disso, seu prazer sexual tende a ser despriorizado e potencialmente reduzido como resultado da divisão injusta do trabalho.”
Ela observa ainda que as mulheres podem estar mais satisfeitas com suas vidas de solteiras em geral porque normalmente têm redes sociais maiores nas quais podem confiar para obter apoio. Elas também têm independência financeira, o que significa que a renda, como uma vantagem tradicional do relacionamento, não é tão importante quanto costumava ser.
Hoan e MacDonald estão agora examinando a ligação entre casamento e bem-estar em todo o mundo, à medida que sua pesquisa continua a esclarecer até que ponto os relacionamentos românticos contribuem para a realização pessoal — esteja você em um relacionamento ou não.
“Para as mulheres solteiras, mais do que para qualquer outra pessoa, a pressão social para se envolver em um relacionamento pode dificultar a vida daquelas que não querem necessariamente entrar em um relacionamento de imediato, mas sentem que deveriam”, diz Hoan.
“Nosso estudo valida essa experiência: se você quer permanecer solteiro, pode ser mais feliz assim.”


