RMC
Campinas lança Portfólio de Oportunidades Climáticas para concretizar ações e atrair parcerias

Crédito Rogerio Capela/ PMC
Instrumento estratégico reúne projetos prioritários para acelerar a agenda climática do município e convoca setor privado, sociedade civil e academia a cooperarem por um futuro mais sustentável
A Prefeitura de Campinas lançou nesta semana o Portfólio de Oportunidades Climáticas, disponível no Portal do Clima do município. O documento é um marco estratégico que reúne projetos prioritários para viabilizar parcerias e investimentos voltados à consolidação da agenda climática local.
A iniciativa destaca avanços já conquistados, como a Política Municipal de Mudança do Clima, a realização anual do inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) e a elaboração do Plano Local de Ação Climática (Plac).
O objetivo do portfólio é estimular a cooperação entre o setor privado, o terceiro setor, a sociedade civil e a comunidade científica, ampliando o alcance das ações voltadas ao clima.
“Esse portfólio traz o conjunto de projetos que Campinas possui na área do meio ambiente, como forma de conseguirmos parcerias para investir ainda mais nessas ações”, destacou o prefeito Dário Saadi.
O lançamento ocorreu durante a participação do prefeito no Summit Pré-COP30 — Agenda SP+Verde, realizado em São Paulo na última quarta-feira, dia 5, e também no Fórum de Líderes Locais da COP30, no Rio de Janeiro, na terça, 4.
De acordo com o secretário do Clima, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adegas Braz Júnior, o portfólio reúne ações em diferentes estágios de desenvolvimento, o que permite que potenciais parceiros apoiem desde a fase inicial dos projetos até o aporte de recursos financeiros para sua execução.
Entre as iniciativas destacadas estão:
Ampliação do Caminhos do Brincar – Criação e qualificação de espaços públicos lúdicos e acessíveis para crianças.
Programa de Agricultura Solidária Sustentável – Fortalecimento da agricultura familiar e de práticas agroecológicas.
Implementação de Soluções Baseadas na Natureza (SBN) e Parques Lineares – Estruturação de infraestrutura verde para aumentar a resiliência urbana, reduzir enchentes e promover a biodiversidade.
Segundo Angela Guirao, assessora técnica da Seclimas e integrante do grupo que desenvolveu o documento, o Portfólio é uma ferramenta essencial para operacionalizar o Plano Local de Ação Climática (Plac).
“O Portfólio de Oportunidades Climáticas foi desenvolvido em parceria com a WRI Brasil, identificando ações prioritárias da Agenda Climática oriundas do Plac. É por meio dele que buscaremos parceiros técnicos e financeiros para viabilizar a implementação dos projetos”, explicou.


