Brasil e Mundo
ONU cobra que EUA suspendam ataques a embarcações no Caribe e Pacífico

Alto Comissário classifica como inaceitáveis as ações militares norte-americanas
O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) pediu aos Estados Unidos que interrompam os “ataques inaceitáveis” contra embarcações supostamente ligadas ao tráfico de drogas no Caribe e no Pacífico.
De acordo com o órgão, mais de 60 pessoas foram mortas desde setembro em operações conduzidas pelas forças armadas americanas. Em nota divulgada nesta sexta-feira, dia 31, o alto comissário Volker Türk afirmou que as ações violam o direito internacional e representam “execuções extrajudiciais de pessoas a bordo das embarcações, independentemente da conduta criminosa alegada”.
O governo dos EUA alega que as operações integram o combate ao tráfico e ao terrorismo, mas Türk destacou que o enfrentamento ao narcotráfico deve seguir as regras do direito internacional dos direitos humanos, que limitam o uso da força letal. “O uso intencional da força letal só é permitido como último recurso contra indivíduos que representem ameaça iminente à vida”, declarou.
O ACNUDH pediu investigações independentes e transparentes sobre os ataques e reiterou que o combate ao tráfico deve respeitar o devido processo legal e os princípios do Estado de Direito.


