Alternativa

Imagens em 3D apresentam projeto de restauro da Casa Flávio de Carvalho

Imagens 3D restauro Casa Flávio de Carvalho – Crédito Equipe Técnica Brasil Restauro e Urutau

Projeto representa um marco na preservação da arquitetura modernista brasileira

O processo de revitalização da Casa Flávio de Carvalho, patrimônio histórico do Estado de São Paulo, com investimentos da ordem de R$ 2 milhões administrados pelo Instituto Brasil Restauro, prossegue com mais uma etapa. Por meio da utilização de imagens atuais somadas as perspectivas de modelagem 3D, já é possível vislumbrar como ficará o patrimônio cultural após as intervenções. O projeto cultural para restauro da casa, localizada em Valinhos, representa um marco na preservação da arquitetura modernista brasileira.

“A utilização de tecnologias avançadas de levantamento por laser scanner, fotogrametria e imagens 360º permitiu a documentação precisa do imóvel, garantindo o registro fiel de suas características construtivas e arquitetônicas. A partir desses dados foi desenvolvida uma modelagem tridimensional voltada à ilustração e compreensão espacial do conjunto, possibilitando o planejamento antecipado de soluções arquitetônicas, a avaliação dos impactos visuais das intervenções e a preservação da autenticidade do patrimônio histórico”, destaca a presidente do Instituto Brasil Restauro, Fabiula Domingues.

Ela conta que o processo antecessor a obra está em fase final de desenvolvimento dos projetos executivos complementares, com previsão de conclusão no mês de novembro. Após esse trabalho será realizada a licitação de obra.

“Todo o processo de restauro da Casa Flávio de Carvalho segue rigorosamente as etapas de salvaguarda do patrimônio histórico, em conformidade com as diretrizes técnicas de restauração e em harmonia com os novos projetos complementares. As decisões interventivas priorizam a compatibilização entre técnicas construtivas originais e novos materiais, assegurando a responsabilidade no uso dos recursos públicos e a facilidade de manutenção futura. Todas as ações são conduzidas em diálogo constante com as instituições públicas de preservação, reafirmando o compromisso com a transparência, a ética e o respeito ao patrimônio coletivo”, informa Fabiula.

Localizado na antiga Fazenda Capuava, o imóvel – que foi projetado e habitado pelo arquiteto modernista Flávio de Carvalho até 1982 – encontra-se atualmente interditado.

“Apesar de já ter sediado ações da ACESA, é necessário incorporar novos usos ao imóvel, com foco no legado de Flávio de Carvalho, nas atividades da ACESA, na cultura brasileira e na economia da cultura. Tais usos devem respeitar os investimentos públicos em curso e possibilitar a futura autonomia financeira do imóvel para sua manutenção e conservação”, explica também Fabiula.

“Trabalhamos lado a lado com o Governo do Estado para viabilizar esse projeto, reafirmando nosso compromisso com a valorização do patrimônio histórico. A Casa Flávio de Carvalho é um dos símbolos da nossa identidade cultural e esse investimento representa um avanço concreto na sua preservação. O projeto reforça o compromisso de Valinhos com a valorização do patrimônio histórico e o incentivo ao turismo cultural na região”, ressalta o prefeito Franklin Duarte de Lima.

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, é uma das instituições parceiras do projeto.

“A Prefeitura oferece apoio institucional ao projeto e também acompanhará toda a fase da obra, pois a Casa Modernista de Flávio de Carvalho é um importante espaço cultural e artístico e também vai se tornar um ponto relevante de visitação turística em nosso município. Estamos muito felizes e honrados em poder celebrar a evolução deste grande projeto para este patrimônio cultural de nossa querida Valinhos”, destaca o secretário de Cultura e Turismo, Fabrício Bizarri.

SAIBA MAIS

A gestão do projeto cultural e da obra de restauro está sob responsabilidade da Brasil Restauro, empresa especializada em conservação e restauro, reconhecida pela atuação em projetos de grande relevância cultural. O projeto de restauro é do arquiteto Ricardo Leite, o desenvolvimento do projeto de arquitetura é da Urutau.

A edificação, concebida pelo arquiteto e artista Flávio de Carvalho, em 1936, integra um conjunto de bens culturais de relevância nacional, reconhecido por sua inovação estética e por sua contribuição à história da arquitetura no país.

De acordo com a Brasil Restauro, a obra busca assegurar a integridade dos elementos originais, respeitando as técnicas construtivas da época e, ao mesmo tempo, incorporando recursos contemporâneos que ampliam a potencialidade de uso e salvaguarda longeva.

A obra do restauro é provento do conjunto de mecanismos do fomento estadual de São Paulo, denominado Fomento CULTSP, é composto pelos editais do Programa de Ação Cultural (ProAC), instituído pela Lei Estadual nº 12.268/2006, e pelos editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), regida pela Lei Federal nº 14.399/2022, Portaria do Ministério da Cultura (MinC) Nº 80/2023, pelos Decretos federais nº 11.453/2023, nº 11.740/2023 e Instrução Normativa MINC nº 10/2023, observando ainda, a Lei nº 14.903/2024.

COMPARTILHE NAS REDES