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Campinas contrata a B3 para assessorar licitação do transporte público

Parceria busca ampliar transparência e atrair mais concorrentes para o novo modelo de concessão
A Prefeitura de Campinas deu um passo estratégico para garantir mais transparência e visibilidade ao processo de concessão do transporte público coletivo. A administração municipal contratou a B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão, como assessora técnica para a nova licitação do setor, com o objetivo de reforçar a credibilidade e a análise técnica das propostas.
A contratação, publicada no Diário Oficial do Município nesta terça-feira (28), foi firmada no valor de R$ 180.053,02 e envolve a Secretaria de Transportes (Setransp) e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).
“A assessoria da B3 demonstra o compromisso do governo municipal com a lisura e a transparência da licitação”, destacou o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
Com a participação da Bolsa de Valores, a abertura dos envelopes ocorrerá em São Paulo, no próprio prédio da B3. Além de receber as propostas, a empresa será responsável por analisar a documentação e as garantias apresentadas pelas empresas interessadas, em conjunto com a Secretaria Municipal de Administração e a Procuradoria do Município.
A expectativa é que o edital da licitação seja publicado em novembro, abrindo espaço para empresas e consórcios apresentarem suas ofertas.
O processo de licitação do transporte público de Campinas é um dos mais complexos do Estado de São Paulo. A primeira versão do edital foi publicada em dezembro de 2022, ainda na gestão do prefeito Dário Saadi, com base em estudos da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
Em maio de 2023, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP) suspendeu temporariamente o processo, após 50 questionamentos feitos por empresas interessadas. O órgão recomendou ajustes em 14 pontos técnicos, sem identificar qualquer indício de má-fé.
A nova versão do edital foi publicada em julho de 2023, mas a sessão de abertura dos envelopes, realizada em setembro, acabou deserta — nenhuma empresa apresentou proposta. A Prefeitura, então, promoveu uma consulta pública em outubro, que recebeu 131 contribuições.
Para aprimorar o projeto, foram realizadas 11 audiências públicas em dezembro de 2024, com a participação da população, do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (CMMU) e de conselhos do Idoso e da Pessoa com Deficiência.
Já em abril de 2025, uma nova minuta de edital foi aberta para consulta pública. Em três meses, o processo somou 1.130 sugestões — 546 online e 584 presenciais, recebidas em urnas instaladas nos terminais Barão Geraldo, Campo Grande, Central e Ouro Verde.
Com a assessoria técnica da B3 e a revisão final da Emdec, o edital definitivo deve ser lançado em breve. A Prefeitura espera que a nova modelagem atraia mais concorrentes, garanta melhor qualidade no serviço e traga estabilidade ao sistema de transporte coletivo de Campinas.
Todas as informações sobre a licitação estão disponíveis nos sites:
📍 campinas.sp.gov.br/secretaria/transportes
📍 emdec.com.br/novotransporte
 
 


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