RMC

Indaiatuba conquista o bicampeonato no Prêmio Band Cidades Excelentes 2025

Cidade também ficou entre as três melhores e foi finalista no pilar Sustentabilidade e Prêmio IGMA Geral

Indaiatuba garantiu o bicampeonato no prestigioso Prêmio Band Cidades Excelentes 2025. O município venceu novamente no pilar de Governança, Eficiência Fiscal e Transparência. A vitória aconteceu na categoria de cidades paulistas com mais de 100 mil habitantes, repetindo a conquista que a cidade obteve em 2022 no mesmo pilar na Etapa Estadual.

Além do bicampeonato em Governança, Indaiatuba ficou entre as três melhores cidades no pilar de Sustentabilidade e na classificação geral do Prêmio IGMA.

O Grupo Bandeirantes, em parceria com o Instituto Aquila, promoveu a Etapa Estadual do prêmio na noite de terça-feira, dia 14, na sede da Band, em São Paulo. O Prefeito Dr. Custódio Tavares recebeu a premiação das mãos do Governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

O Prêmio Band Cidades Excelentes chega à sua quinta edição em 2025, desde que criou o projeto em 2021. O prêmio objetiva reconhecer e valorizar as boas práticas de gestão pública em todo o país.

O Prefeito de Indaiatuba comemorou a conquista. A Primeira-Dama e Presidente do Funssol de Indaiatuba, Dra. Camila Tavares, e a Secretária de Comunicação, Dra. Graziela Milani, acompanharam o prefeito na cerimônia.

“Esse prêmio reforça o bom trabalho que realizamos em nossa cidade, em todas as áreas. Agradeço toda a nossa equipe pela dedicação e agradeço a toda a população pela confiança. Este prêmio pertence a todos nós, que acordamos todos os dias com o propósito de fazer de Indaiatuba uma cidade cada vez melhor para se viver”, ressaltou o prefeito.

Na Etapa Estadual, os organizadores separam os municípios em três categorias para cada pilar, dividindo-os de acordo com o tamanho da população: menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil, e acima de 100 mil habitantes – que inclui Indaiatuba.

A organização utiliza o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA) na avaliação. O IGMA reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país. As prefeituras também enviam projetos próprios pelo site oficial do prêmio.

Os avaliadores consideram 72 indicadores consolidados a partir de fontes públicas, distribuídos em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e bem-estar; Infraestrutura e mobilidade urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento socioeconômico e Ordem pública.

Os municípios vencedores da Etapa Estadual disputarão o troféu nacional no dia 15 de dezembro. A cerimônia acontecerá no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (DF). Na ocasião, os organizadores anunciarão as melhores performances nos seis pilares e no IGMA.

A Etapa Nacional contempla cinco divisões populacionais: cidades menores ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; entre 100 mil e 500 mil habitantes; acima de 500 mil habitantes e capitais.

COMPARTILHE NAS REDES