RMC

Golpistas em Hortolândia cobram falsa taxa de regularização sanitária

Prefeitura informa que a suposta taxa é fraude; os golpistas têm entrado em contato com empresários e lojistas por e-mail, telefone e também em visitas presenciais

Se você é proprietário de um comércio ou empresa, a Prefeitura de Hortolândia pede atenção imediata. Golpistas estão aplicando um novo golpe: a cobrança de uma falsa taxa de regularização sanitária. A Prefeitura alerta a todos: essa suposta taxa é fraude.

A Secretaria de Saúde informa que golpistas cobram essa taxa de empresas e estabelecimentos. Eles usam e-mail e telefone para iniciar o contato.

Os criminosos também agem presencialmente. Eles visitam empresas e passam-se por fiscais da Vigilância Sanitária, vestindo uniformes falsos. Durante a abordagem, eles exigem o pagamento da taxa falsa de empresários e comerciantes.

A Prefeitura de Hortolândia confirma que a referida taxa não existe e, por isso, o município não cobra esse valor.

A Secretaria de Saúde orienta que empresários e comerciantes não paguem a suposta taxa aos golpistas. A pasta também recomenda aos empreendedores que sofrerem o golpe que registrem um Boletim de Ocorrência (BO) na Polícia.

A Vigilância Sanitária de Hortolândia reforça uma informação importante à população: desde julho deste ano, os agentes do órgão usam novos coletes de identificação na cor preta. Eles usam estes coletes durante todas as ações de fiscalização.

As vestimentas exibem as palavras “Autoridade Sanitária” nas costas. Na parte frontal, perto do peito, os coletes trazem as palavras “Vigilância em Saúde” e o brasão do município.

Além do colete, os fiscais sanitários do município identificam a si próprios por meio de credenciais com nome e foto.

A Secretaria de Saúde informa ainda que você encontra a lista dos agentes designados como autoridade sanitária no portal da Prefeitura.

Em caso de dúvidas, ou para mais orientações, empresários e lojistas podem entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelo telefone (19) 3965-1400, ramal 8642.

COMPARTILHE NAS REDES