Valinhos
Operação remove quase 7 toneladas de fios inutilizados em postes em Valinhos

Mais de 60 ruas centrais já foram atendidas pela operação de limpeza de fios em Valinhos (Foto Mayra Merlin – PMV)
Prefeitura monitora organização e limpeza das fiações nos postes executada pela CPFL em parceria com as empresas de telecomunicações
A operação para a retirada de fios soltos e inutilizados nos postes de Valinhos alcançou um marco significativo. Durante quase três meses de trabalho, a primeira etapa da ação, focada na região central, resultou no recolhimento de impressionantes quase 7 toneladas de cabos inutilizáveis.
A Prefeitura de Valinhos determinou a ação como parte de um esforço maior para revitalizar e organizar o espaço urbano. A CPFL Paulista, em parceria com as empresas de telecomunicações, executa o trabalho, que é monitorado pela Prefeitura. Após o sucesso no Centro, a manutenção será estendida gradativamente aos bairros.
Limpeza prioriza Cabos de Telecomunicações
A Secretaria de Obras, que acompanha todo o processo, informa que mais de 60 ruas centrais já receberam o serviço, incluindo vias importantes como a Avenida Onze de Agosto, Avenida Dom Nery e Rua Treze de Maio.
O secretário Alexandre Emerson de Oliveira, conhecido como Deco, esclarece uma dúvida comum:
“É importante ressaltar que a maior parte da limpeza diz respeito aos cabos de internet e telefonia, que frequentemente são confundidos pela população com os cabos de energia.”
Portanto, Deco enfatiza que a população deve relatar qualquer emergência relacionada a fios rompidos ou baixos à CPFL sem demora. A companhia é a responsável por avaliar o risco e adotar as medidas necessárias.
Além disso, a CPFL instruiu as operadoras a seguirem diretrizes de organização, incluindo a identificação adequada, poste a poste, do proprietário de cada cabo. Contudo, “Durante a operação, já foram detectadas instalações irregulares, que ocasionaram dificuldades temporárias para alguns assinantes”, considera o secretário.
Cooperação e segurança para o Centro
A execução do trabalho exigiu apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana, que atuou na interdição de algumas vagas de estacionamento rotativo na Rua Antônio Carlos para garantir a segurança das equipes. Outros trechos também poderão ser interditados nos bairros, conforme o avanço do cronograma.
O secretário ressalta que as reclamações sobre fios soltos eram uma queixa antiga que não havia sido resolvida. “Reunimos todas as operadoras de telefonia e a CPFL para cobrar uma solução. Essa operação é fruto desse esforço conjunto para devolver organização e segurança ao espaço urbano de Valinhos”, afirmou Deco, destacando o compromisso com uma cidade mais bonita e moderna.
Fernando Amaral, consultor de relacionamentos da CPFL, destaca o sucesso da operação, que despertou o interesse de outros municípios da região. A limpeza, que deve levar cerca de um mês para ser concluída na região central, tem a aprovação da população e dos comerciantes.
Próximos passos e Nova Legislação
A programação para os bairros já está definida. O primeiro a ser atendido será o São Cristóvão, abrangendo os demais na região da Avenida dos Esportes. Outros bairros como Jardim Pinheiros, Cecap e São Marcos também já integram o futuro programa de limpeza.
Amaral reforça que este é um desafio contínuo: “Não há uma mágica que irá resolver, é também um trabalho de fiscalização e cooperação.”
Diante disso, a Prefeitura de Valinhos está revisando a legislação municipal. O objetivo é fortalecer as normas de fiscalização e ampliar a responsabilização das empresas que insistem em deixar cabos abandonados ou mal instalados, assim como fiações descartadas no chão de praças e vias públicas.


