Valinhos

ONG Mais Diferenças forma educadores de Valinhos em práticas pedagógicas inclusivas

Encontro do programa “Caminhos para o Fortalecimento da Educação Inclusiva” em Valinhos (SP) – Crédito da foto: Divulgação Mais Diferença

 Em parceria com Instituto Chamex, projeto “Caminhos para o Fortalecimento da Educação Inclusiva” busca garantir que todos os estudantes (sem e com diferentes tipos de deficiência) tenham acesso a educação de qualidade, considerando realidades e características de diferentes regiões e dialogando com particularidades de cada território

A ONG Mais Diferenças (que atua na promoção da educação e da cultura inclusivas, com foco na acessibilidade e na garantia dos direitos das pessoas com deficiência) formou 1.037 educadores de Valinhos, por meio do projeto “Caminhos para o Fortalecimento da Educação Inclusiva”, em julho e agosto. As ações – presenciais e online – envolveram gestores, coordenadores pedagógicos, professores e profissionais de Atendimento Educacional Especializado (AEE) das redes municipais de ensino.

Em parceria com o Instituto Chamex, a iniciativa visa a contribuir com a promoção de práticas pedagógicas inclusivas por parte das redes de ensino, para garantir que todos os estudantes, sem e com diferentes tipos de deficiência, tenham acesso a uma educação de qualidade, considerando as realidades e características das diferentes regiões do Brasil, dialogando com as particularidades de cada território.

Nos próximos meses estão previstos acompanhamentos pedagógicos presenciais com estudantes e educadores da rede de Valinhos. Também com a rede de ensino desse município, haverá encontros formativos online com educadores dos ciclos infantil, fundamental 1 e fundamental 2, além de encontro com todos os educares sobre avaliações e simpósio promovido pela Prefeitura de Valinhos sobre boas práticas pedagógicas.

Entre as etapas do projeto estão diagnóstico, formação de educadores, acompanhamento pedagógico e construção coletiva de publicação sobre práticas pedagógicas inclusivas.

Outras cidades – O projeto também atende profissionais dos municípios de Sumé (PB) e Ibirapuã (BA), em um total de 1.406 educadores participantes até o momento. Em Sumé, os consultores da Mais Diferenças realizaram ação formativa com 230 educadores e acompanhamento pedagógico (em um Centro de Educação Infantil) com 35 crianças para apoiar no desenvolvimento de práticas do brincar. Em Ibirapuã, 139 educadores foram beneficiados pela iniciativa, além de 107 estudantes.

Para concluir esta edição do projeto, um encontro online será realizo com os três municípios participantes para divulgação de publicação conjunta.

“O projeto ´Caminhos para o Fortalecimento da Educação Inclusiva´ potencializa parcerias com municípios e promove a inclusão, com base no respeito à diversidade, à escuta dos territórios e ao compromisso com o direito à educação para todas as pessoas”, destaca Carla Mauch, coordenadora da Mais Diferenças.

Sobre a Mais Diferenças

Criada em 2005, a Mais Diferenças é uma organização da sociedade civil que atua na promoção da educação e da cultura inclusivas, com foco na acessibilidade e na garantia dos direitos das pessoas com deficiência. Reconhecida como OSCIP e Entidade Promotora de Direitos Humanos pelo Ministério da Justiça, desenvolve projetos em parceria com setores públicos, privados, universidades e organizações nacionais e internacionais. Saiba mais em: maisdiferencas.org.br

COMPARTILHE NAS REDES