Valinhos

Após Incêndio, Prefeitura e Instituto Serra dos Cocais lançam operação de ajuda a animais silvestres

Ações realizadas na Fazenda Santa Rita e no CEFOL levam alimentos a saruês, saguis e sauás que migraram por causa do fogo, reforçando a importância da preservação ambiental

Em resposta ao recente incêndio que atingiu a região da Pedra do Urubu, na Serra dos Cocais, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria do Verde e da Agricultura, e o Instituto Serra dos Cocais uniram esforços em uma força-tarefa emergencial nos dias 24 (quarta-feira) e 27 (sábado) de setembro. O objetivo principal é garantir a sobrevivência dos animais silvestres que se deslocaram para outros manchões de mata dentro da serra.

As ações consistiram em caminhadas para dispersar alimentos em áreas estratégicas, alcançando espécies como saruês (gambás), saguis e sauás (macacos raros e símbolo de conservação na região), que fugiram da área queimada.

Dispersão de Alimentos em Pontos Críticos

A primeira ação, no dia 24, ocorreu em um trecho da serra próximo ao CEFOL (Centro de Formação e Lazer), na Rodovia Dom Pedro I, e contou com técnicos do Departamento de Proteção e Bem Estar Animal.

O biólogo e coordenador da ação, Fábio Motta, explicou a importância da logística:

“A ação visa evitar a disputa de alimentos entre os animais da área do CEFOL e os que migraram temporariamente. O fogo obrigou esses animais a buscarem refúgio, e precisamos garantir que eles tenham sustento sem esgotar os recursos locais,” explicou Fábio.

Neste sábado, dia 27, na Fazenda Santa Rita, no topo da Serra dos Cocais, a equipe dispersou alimentos em três pontos: dois para animais herbívoros e um para carnívoros. O Secretário do Verde e da Agricultura, André Luis dos Reis, esteve presente, reforçando o compromisso municipal.

“A Serra dos Cocais é uma importante reserva ambiental de fauna e flora muito diversificada e sensível. Desde o começo da gestão do preefeito Franklin, estreitamos o relacionamento com a Associação Mata Ciliar de Jundiaí, que acolhe nossos animais silvestres, demonstrando a atenção do poder público com a causa,” afirmou o secretário André Reis.

Parcerias e Conscientização Ambiental

A mobilização contou com o apoio essencial da comunidade e de empresas: a cozinha industrial Sabor Gourmet (carnes), o Varejão Novo Hortifrut (maçãs, laranja e mamão) e produtores rurais locais (couve, alface e bananas) doaram alimentos específicos, como batata doce, ovos e frutas. O DAEV (Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos) forneceu caixas d’água para os participantes.

Além do foco emergencial, as caminhadas também têm um pilar educativo. Desde a chegada, o biólogo Fábio Motta tem abordado a importância do bioma Serra dos Cocais para a região.

O objetivo de longo prazo, segundo o presidente do Instituto, Fábio Motta, é conscientizar a população sobre a preservação da serra, que tem 13.370 hectares (sendo 6 mil hectares em Valinhos). A preocupação é máxima com espécies em risco, como os sauás, e com a recomposição da flora nativa.

Moradoras e voluntárias que participaram da ação reforçaram o alerta. Érica Cristina Magalhães, voluntária na Mata de Santa Genebra, resumiu: “O que será de nós se não preservarmos as florestas? Não percebemos que estamos prejudicando a nós mesmos com esta destruição, além da própria natureza. Prejudica todo o ecossistema.” A moradora Stefanie Kraas complementou, destacando o impacto direto na vida humana: “É preciso ter florestas e matas para a preservação da água. O solo não absorve tanta água se não tem floresta.”

COMPARTILHE NAS REDES