Valinhos

Defesa Civil alerta para cuidados redobrados com incêndios em Valinhos

Com 127 ocorrências de incêndio em vegetação de maio a setembro, município reforça monitoramento e pede apoio da população para evitar queimadas em pontos críticos como a Serra dos Cocais

A Defesa Civil de Valinhos segue em atendimento permanente dentro da dinâmica da Operação Estiagem, que tem encerramento previsto para o dia 30 de setembro. A equipe vem atuando tanto no atendimento e suporte a ocorrências quanto no monitoramento diário da umidade relativa do ar e da temperatura em conjunto com o governo do Estado.

Os números reforçam a necessidade de prevenção: de e 1º de maio a 25 de setembro, o Corpo de Bombeiros, com apoio da Defesa Civil, atendeu 127 ocorrências de incêndio em vegetação em Valinhos. Diante do cenário, a orientação é que moradores redobrem os cuidados e acionem imediatamente os canais oficiais em caso de princípio de fogo.

Desde o último domingo (21), foram registradas queimadas em pontos críticos do município, como a Serra dos Cocais, próximo à Rodovia dos Agricultores – local que já acumulou três ocorrências, incluindo uma nesta sexta-feira (26). Outros focos de incêndio foram controlados na Rua 13 de Maio, no terreno da antiga Rigesa, e na Rua João Previtale, na região do Jardim São Marcos, em área de vegetação próxima a um laboratório.

De acordo com o diretor da Defesa Civil, Eduardo Matias, o período exige atenção redobrada da população. “Continuamos monitorando as condições climáticas e repassando os dados ao Estado diariamente. É fundamental que todos evitem jogar bitucas de cigarro em terrenos com mato, especialmente nesses dias de baixa umidade e vegetação ressecada. Pequenos cuidados podem evitar grandes incêndios.”

Canais de atendimento

Em situações de emergência, a população deve contatar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. A Defesa Civil de Valinhos segue em plantão permanente pelo telefone 199 e reforça que o trabalho integrado com o Estado e o Corpo de Bombeiros segue ativo para mitigar riscos e agir rapidamente em novas ocorrências.

 

COMPARTILHE NAS REDES