Valinhos
Novos membros do Conselho de Política Cultural tomam posse em Valinhos

Conselho tem um papel essencial no diálogo entre sociedade civil e governo
Os novos membros que foram eleitos para compor o mandato 2025/2027 do Conselho Municipal de Política Cultural de Valinhos tomaram posse na última quarta-feira, dia 24, durante a primeira reunião de trabalho, na Casa dos Conselhos. O encontro que reuniu a mesa diretora contou com a presença do secretário de Cultura e Turismo, Fabrício Bizarri, além de diretores do Centro Cultural Vicente Musseli e, dentre as ações, já foi criado um grupo de trabalho para capacitação dos conselheiros por meio de cursos e parcerias.
Durante a primeira reunião também foram eleitos Marcos Eduardo de Oliveira como presidente; Marcio Cesar Petitto (vice-presidente); Meire Raquel Lobo (1ª secretária); e José Inácio Silva (2º secretário). Veja abaixo todos os integrantes do CMPC que é um órgão consultivo, deliberativo, fiscalizador e de planejamento setorial e orçamentário, vinculado à Secretaria de Cultura e Turismo de Valinhos.
“A principal função do CMPC é propor, formular, monitorar e fiscalizar as políticas culturais do município, com base nas diretrizes emanadas das Conferências de Cultura. Além disso, busca promover a articulação e o debate entre o governo municipal e a sociedade civil organizada para o desenvolvimento e fomento das atividades culturais Valinhos”, destaca o presidente Marcos que também fez parte do biênio anterior.
Segundo ainda o presidente, dentre as metas da nova gestão estão a criação de uma gestão de suporte aos conselheiros, melhorar e fortalecer a comunicação entre os artistas e a Secretaria de Cultura e Turismo; buscar a integração com outros conselhos já atuantes; e promover intercâmbios com conselhos da RMC (Região Metropolitana de Campinas). “Na mudança de gestão já sentimos a Secretaria de Cultura e Turismo mais próxima e com vontade de fazer diferente e o diálogo se tornou mais forte”, considera ele.
“O Conselho tem um papel essencial no diálogo entre sociedade civil e governo, fortalecendo a participação democrática e a construção coletiva das políticas culturais na cidade. Juntos, seguimos trabalhando pela valorização da cultura como direito de todos”, diz o secretário de Cultura e Turismo, Fabrício Bizarri.
Saiba mais
O Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) de Valinhos foi criado pela Lei Municipal nº 5.275, sancionada em 23 de novembro de 2016. Já o Conselho atual foi definido por eleições públicas (Decreto nº 12.679, de 16 de setembro de 2025) que estabelece a composição para o biênio 2025/2027. Veja abaixo quem são os representantes:
Representantes do Poder Executivo:
- representantes da Secretaria da Cultura e Turismo:
Titulares: Ivan Luiz Martins Franco do Amaral; Denílson Dias Soares; Luiz Felipe Meira Spreafico; Meire Raquel Lobo. Suplentes: David Augusto de Oliveira; Luciano Donizeti Correa; Vitor da Silva Pontes; Carlos André dos Reis;
- representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação:Titular: Luciana Borin Moraes de Souza; Suplente: Yasmin Bastos Pereira;
- representantes da Secretaria da Educação: Titular: Carla Andrea Magno; Suplente: Francis Mara Hernandes;
- representantes da Secretaria da Fazenda: Titular: Rodrigo Fernando Piera Agostinho; Suplente: Simara Santos Porto;
Representantes da Sociedade Civil:
- representantes de Associações Culturais com atividades comprovadas no Município:titulares: Adailson Mariano; Robson Augusto Furiozo; Suplentes: Melquizedeque Benedito Alves; José Antonio Brugliato;
- representantes de Instituições de Ensino Superior privadas do Município:Titular: André Martins Duarte; Suplente: Sérgio José de Souza;
- representantes dos Artistas de Valinhos:Titulares: José Inácio Silva; Marcos Eduardo de Oliveira; Marcio Ricardo Orsi; Marcio Cesar Petitto; Suplentes: João Felipe Bachega da Silva; Carolina Antoniazzi Sigrist Von Zuben; Fabio Augusto Cerqueira; Cristiane Amaral Netto Caldeira Villaça.


