Valinhos

Valinhos ganha nova microfloresta com o plantio de 700 mudas no Dia da Árvore

‘Vale dos Ipês’ conta com 700 mudas e celebra o compromisso da cidade com a preservação ambiental

Valinhos reafirmou seu compromisso com a preservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida ao criar sua segunda microfloresta urbana, a ‘Vale dos Ipês’. A nova área, localizada em uma das alças do Viaduto Laudo Natel, recebeu 700 mudas de diferentes espécies, incluindo 50 ipês-amarelos doados pela CPFL Paulista. A ação aconteceu no último domingo, 21 de setembro, Dia da Árvore.

O prefeito Franklin Duarte de Lima e o vice-prefeito Luiz Mayr Neto participaram do plantio simbólico, junto com representantes da CPFL, secretários municipais, servidores e integrantes do grupo ‘Escoteiro Valinhos 252’.

Além do plantio, a Prefeitura assinou um termo de adesão ao programa ‘Arborização Mais Segura’, uma parceria com a CPFL Paulista. O prefeito destacou que o projeto de microflorestas visa criar um “grande cinturão verde” na cidade, com mais de 1.300 mudas plantadas até agora.

Compromisso com o meio ambiente e a segurança

O prefeito Franklin reforçou o papel da parceria com a CPFL.

“Assinamos com coragem o termo do Arborização Mais Segura, pois estamos enfrentando um problema de 40 anos com arborização indevida que causa prejuízo e insegurança para as pessoas”, disse. Ele prometeu que a cada árvore retirada, cinco novas serão plantadas, garantindo que o atual governo será o que mais plantará árvores na área urbana de Valinhos.

O projeto de Microfloresta Urbana é uma iniciativa de recuperação ambiental que fortalece a arborização e contribui para a alimentação e atração da fauna local. O secretário do Verde e da Agricultura, André Reis, explicou que o projeto integra o Programa Reconecta da Região Metropolitana de Campinas (RMC), que incentiva a criação de corredores ecológicos.

“O ato de hoje reforça o compromisso do prefeito Franklin de cumprir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”, afirmou André. Ele destacou que o projeto se alinha, em especial, ao 13º ODS, que visa combater as mudanças climáticas.

‘Arborização Mais Segura’

O programa ‘Arborização Mais Segura’ visa contribuir para a revitalização gradativa da arborização urbana, buscando uma convivência mais harmônica com as infraestruturas das cidades, incluindo a rede elétrica, de água, de esgoto, de telefonia, calçamentos e iluminação pública, além da substituição de árvores que apresentem saúde comprometida ou ainda ofereçam riscos à população. O convênio terá validade de 3 anos e prevê a substituição de pelo menos 300 árvores localizadas sob a fiação elétrica na área urbana, eliminando riscos de contato com a rede energizada.

A iniciativa contempla ainda o plantio compensatório, com mudas doadas pela CPFL, além da execução de laudos técnicos, sinalização, manejo e implantação do ‘Espaço-Árvore’ em calçadas que receberem as novas espécies.

“Essa parceria entre a CPFL e a Prefeitura é importante para Valinhos, pois é um projeto que traz um arrefecimento na temperatura do local e biodiversidade e queremos estendê-lo no município”, disse Fernando Amaral Zica, consultor de relacionamento da CPFL que esteve na assinatura do termo juntamente com o gerente de operações de campo, Ricardo Anacleto da Silva, e Pedro de Aro, gerente comercial da empresa.

“Para a CPFL é uma honra essa parceria com Valinhos que assume um papel de destaque dentro da nossa concessão, dos mais de 300 municípios que atendemos. O Arborização Mais Segura é um programa responsável, onde os prefeitos que gostam do verde, como o Franklin, selam essa parceria de maneira que a gente consiga plantar árvores em locais mais adequados, de uma forma mais sustentável, para termos qualidade de vida e uma energia elétrica mais consistente”, concluiu Pedro.

COMPARTILHE NAS REDES