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Governo de SP aprova edital para concessão de 532 km de rodovias

O projeto da Rota Mogiana integra os 1.800 km de rodovias qualificados no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP – Foto: Pablo Jacob/Governo de SP
Entenda o projeto Rota Mogiana e os investimentos previstos em duplicações, melhorias e pedágios Free Flow na região de Campinas
O governo de São Paulo deu um passo importante para o projeto Rota Mogiana ao aprovar a publicação de seu edital de licitação. A concessão, que abrange 532 km de rodovias no interior do estado, prevê investimentos significativos em infraestrutura. A decisão foi tomada na última sexta-feira, 19 de setembro de 2025, em uma reunião conjunta entre conselhos do governo.
A previsão é que o edital seja publicado até o final do segundo semestre, com o leilão agendado para o primeiro semestre de 2026. A Rota Mogiana faz parte de um conjunto de 1.800 km de rodovias que integram o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP).
Investimentos e benefícios do projeto
A Rota Mogiana inclui trechos importantes na região de Campinas, como a SP-340 (Campinas-Mogi Mirim), atualmente administrada pela Renovias, e a SP-135 (ligação Piracicaba-Americana), que hoje está sob gestão do DER/SP.
O projeto foca em melhorias cruciais para a segurança e a fluidez do trânsito. As obras planejadas incluem:
- Duplicação de 217 km das rodovias.
- Implantação de terceiras faixas.
- Construção de marginais, passarelas e pontos de ônibus.
- Instalação de acostamentos e dispositivos de segurança viária.
Além disso, a concessão prevê a implementação de pedágios no sistema Free Flow, que dispensa as praças físicas e permite a cobrança automática pela passagem dos veículos.
Participação de autoridades
A reunião que autorizou o edital foi presidida pelo vice-governador Felício Ramuth. Participaram também o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini; o secretário executivo da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Anderson Oliveira; o secretário executivo da Fazenda e Planejamento, Rogério Campos; e a subprocuradora-geral do Estado de São Paulo, Alessandra Obara. Representantes da ARTESP, Detran-SP e da Companhia Paulista de Parcerias (CPP) também estiveram presentes.
Em suma, a aprovação do edital da Rota Mogiana marca um passo significativo para modernizar e tornar as rodovias do interior mais seguras. A inclusão de tecnologias como o pedágio Free Flow e as melhorias na infraestrutura prometem um futuro mais eficiente para os motoristas e pedestres da região.


