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Governo de SP aprova edital para concessão de 532 km de rodovias

O projeto da Rota Mogiana integra os 1.800 km de rodovias qualificados no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP – Foto: Pablo Jacob/Governo de SP

Entenda o projeto Rota Mogiana e os investimentos previstos em duplicações, melhorias e pedágios Free Flow na região de Campinas

O governo de São Paulo deu um passo importante para o projeto Rota Mogiana ao aprovar a publicação de seu edital de licitação. A concessão, que abrange 532 km de rodovias no interior do estado, prevê investimentos significativos em infraestrutura. A decisão foi tomada na última sexta-feira, 19 de setembro de 2025, em uma reunião conjunta entre conselhos do governo.

A previsão é que o edital seja publicado até o final do segundo semestre, com o leilão agendado para o primeiro semestre de 2026. A Rota Mogiana faz parte de um conjunto de 1.800 km de rodovias que integram o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP).

Investimentos e benefícios do projeto

A Rota Mogiana inclui trechos importantes na região de Campinas, como a SP-340 (Campinas-Mogi Mirim), atualmente administrada pela Renovias, e a SP-135 (ligação Piracicaba-Americana), que hoje está sob gestão do DER/SP.

O projeto foca em melhorias cruciais para a segurança e a fluidez do trânsito. As obras planejadas incluem:

  • Duplicação de 217 km das rodovias.
  • Implantação de terceiras faixas.
  • Construção de marginais, passarelas e pontos de ônibus.
  • Instalação de acostamentos e dispositivos de segurança viária.

Além disso, a concessão prevê a implementação de pedágios no sistema Free Flow, que dispensa as praças físicas e permite a cobrança automática pela passagem dos veículos.

Participação de autoridades

A reunião que autorizou o edital foi presidida pelo vice-governador Felício Ramuth. Participaram também o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini; o secretário executivo da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Anderson Oliveira; o secretário executivo da Fazenda e Planejamento, Rogério Campos; e a subprocuradora-geral do Estado de São Paulo, Alessandra Obara. Representantes da ARTESP, Detran-SP e da Companhia Paulista de Parcerias (CPP) também estiveram presentes.

Em suma, a aprovação do edital da Rota Mogiana marca um passo significativo para modernizar e tornar as rodovias do interior mais seguras. A inclusão de tecnologias como o pedágio Free Flow e as melhorias na infraestrutura prometem um futuro mais eficiente para os motoristas e pedestres da região.

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