Alternativa

Morre Robert Redford, lenda do cinema, aos 89 anos

O ator e diretor Robert Redford, um ícone de Hollywood e duas vezes vencedor do Oscar, faleceu aos 89 anos. A notícia foi confirmada por Cindi Berger, diretora executiva da Rogers & Cowan PMK, empresa de publicidade que representava o artista. Segundo a informação divulgada pelo The New York Times, Redford morreu enquanto dormia em sua casa, nos Estados Unidos.

Legado de sucesso e ativismo

Nascido em 1936, Robert Redford construiu uma carreira de sucesso a partir dos anos 1960. Ele protagonizou clássicos do cinema, como “Butch Cassidy” (1969), “Golpe de Mestre” (1973) e “Todos os Homens do Presidente” (1976), filmes que o eternizaram como uma das maiores estrelas de sua geração.

Além de sua atuação, Redford se estabeleceu como um artista multifacetado, com reconhecimento por seu trabalho como diretor. Ele conquistou um Oscar de Melhor Diretor por “Gente como a Gente” (1980) e, em 2002, recebeu um Oscar honorário pelo conjunto de sua obra.

O artista também usou sua influência para causas importantes. Por exemplo, ele fundou o Instituto Sundance, que mais tarde se tornou o renomado Festival de Sundance, uma importante vitrine para o cinema independente. Além disso, Redford era um ativista engajado na causa ambiental e em políticas sociais.

Últimos trabalhos

Após anunciar sua aposentadoria em 2018, Robert Redford fez uma pausa em março de 2025 para uma participação especial na série “Dark Wings”, onde contracenou com o escritor George R. R. Martin no início da 3ª temporada. Sua última atuação antes disso havia sido em “Vingadores: Ultimato” (2019).

Na época da aposentadoria, ele disse: “Nunca digo nunca, mas concluí que este é o fim em termos de atuação. Tenho atuado desde os 21 anos”, em entrevista ao veículo Entertainment Weekly.

COMPARTILHE NAS REDES