RMC

Campinas e Jiujiang, da China, assinam memorando de cooperação

Crédito Rogerio Capela

O documento não estabelece negociações comerciais diretas de imediato, mas abre portas para futuros projetos e a troca de conhecimento entre as duas partes

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, recebeu na segunda-feira, 15 de setembro de 2025, a delegação da cidade chinesa de Jiujiang. O encontro resultou na assinatura de um memorando de cooperação, que foca na aproximação entre as duas cidades em áreas estratégicas como agricultura, engenharia, esporte, economia e comércio.

O documento não estabelece negociações comerciais diretas de imediato, mas abre portas para futuros projetos e a troca de conhecimento entre as duas partes.

Dário Saadi destacou a relação histórica entre Campinas e a China, ressaltando a presença de empresas chinesas na cidade.

“Recentemente, uma empresa chinesa participou do consórcio vencedor do leilão para a construção da ferrovia que vai ligar Campinas a São Paulo. É fundamental, portanto, manter essa proximidade com seus representantes”, afirmou.

Futebol em destaque

A área esportiva foi um dos pontos mais notáveis do acordo. Os representantes das cidades discutiram a possibilidade de atletas de Campinas compartilharem técnicas de futebol com jovens chineses. O time de Jiujiang, que foi criado recentemente, já conquistou o campeonato de sua província. Isso gerou a ideia de levar um time amador de Campinas para a cidade chinesa para realizar workshops e treinamentos com os atletas locais.

COMPARTILHE NAS REDES