RMC

Campinas abre consulta pública para o Plano Plurianual 2026-2029

Audiência pública destaca a importância da participação popular no planejamento da cidade para os próximos quatro anos

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Finanças, realizou uma audiência pública para discutir o Plano Plurianual (PPA) 2026-2029. O evento ocorreu na quarta-feira, 21 de agosto, e teve como principal objetivo incentivar a participação da população no planejamento e desenvolvimento da cidade. Em suma, a audiência foi transmitida ao vivo e está disponível online para quem deseja assistir.

O prefeito Dário Saadi abriu o encontro, enfatizando a relevância do PPA como instrumento de organização municipal. De fato, ele ressaltou que a participação popular é fundamental para a criação de um plano que atenda a todas as necessidades e contemple todas as regiões de Campinas. Ademais, a audiência também apresentou o processo de elaboração do projeto, que, inclusive, contou com a capacitação dos servidores para garantir a qualidade técnica das propostas.

O secretário de Finanças, Aurílio Caiado, explicou que o PPA está sendo elaborado com base em princípios como a participação social, diagnósticos setoriais e a integração com outras leis do município. Afinal, o objetivo é direcionar o crescimento da cidade para os próximos quatro anos, focando em diretrizes de qualidade de vida, desenvolvimento econômico e sustentabilidade.

A Prefeitura recebeu mais de 2,8 mil sugestões da população entre maio e junho. A fim de ampliar ainda mais essa participação, uma nova rodada de consulta pública foi aberta e as contribuições podem ser enviadas até o dia 25 de agosto pelo formulário online. As sugestões enviadas serão analisadas pela equipe técnica e, desde que sejam viáveis técnica e financeiramente, poderão ser incorporadas ao projeto final do PPA.

O documento define as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para um período de quatro anos, sendo um instrumento crucial para o planejamento de médio prazo.

COMPARTILHE NAS REDES