RMC
Operação Inverno intensifica atendimentos com baixas temperaturas e vai até dia 30 de setembro

Operação começou em 1º de maio; ações envolvem a entrega de cobertores, acolhimento em abrigo e atendimento social. Trabalho visa oferecer calor e proteção, mas também dignidade aos atendidos
Com o avanço do frio em Campinas, a Prefeitura segue reforçando as ações da Operação Inverno 2025, que tem como foco o atendimento à população em situação de rua durante o período de baixas temperaturas. Na semana de 30 de junho a 6 de julho, as equipes registraram 565 abordagens sociais, número que mantém o patamar elevado das últimas semanas e acima da média histórica da campanha, de 540 atendimentos semanais.
A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, contou com distribuição de 1.211 cobertores, um aumento de 12,7% em relação à semana anterior (1.074 unidades). O número também superou a média semanal da campanha, que gira em torno de 991 cobertores. O acolhimento no Serviço de Atendimento Municipal Integrado (Samim) contabilizou 99 pessoas acolhidas.
Ainda de acordo com os dados, o perfil majoritário dos atendidos segue sendo o público masculino, que representou 474 atendimentos. Já os atendimentos a mulheres chegaram a 64 registros, ficando próximos da média da campanha. O número de idosos abordados foi de 20, abaixo do pico da semana anterior, mas ainda acima da média histórica de 21 por semana. Foram realizados ainda sete atendimentos a pessoas LGBT+.
Entre os encaminhamentos feitos pelas equipes do SOS Rua, destacam-se duas pessoas direcionadas para a Casa da Cidadania, espaço conveniado que funciona como suporte à rede de acolhimento. Também houve registro de duas recusas ao atendimento social.
“O frio tem se intensificado, e por isso é importante a manutenção da Operação Inverno até o final de setembro. Mas também é importante ressaltar que, para além dos cobertores, a nossa equipe leva dignidade para a população. Sempre ofertamos o acolhimento institucional e a possibilidade de acesso aos serviços municipais, já que nosso objetivo é a transformação social”, afirmou a secretária municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, em exercício, Clébia Alves.
Operação Inverno segue até setembro
A Operação Inverno em Campinas teve início em 1º de maio e seguirá até 30 de setembro, com atuação intensiva para garantir acolhimento digno e proteção social às pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas. As ações envolvem a entrega de cobertores, acolhimento em abrigo e atendimento social, com mobilização de diversas equipes da assistência social municipal.
O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h à meia-noite, e aos fins de semana e feriados, das 18h à meia-noite. A população também pode colaborar, acionando o serviço sempre que encontrar alguém em situação de rua:
Telefone: (19) 3253-4512 – das 8h às 18h
WhatsApp: (19) 99984-6496 – das 18h às 21h


