Valinhos

Prefeitura de Valinhos investe em pesquisa no campo

Atual gestão defende uso de pesquisa e geração de conhecimento na área rural da cidade

Valinhos é a Capital do Figo Roxo e a maior produtora de goiaba do Brasil. Para ter bons frutos e se manter no ranking de competitividade de produção é preciso aliar plantio e pesquisa. A Secretaria do Verde e da Agricultura da Prefeitura de Valinhos se reuniu com o pesquisador do Instituto Biológico de Campinas, professor doutor Miguel Souza Filho, na última quarta-feira (4).

O encontro aconteceu na propriedade do produtor de goiabas, Odair do Nascimento, no bairro Fonte Mécia. O produtor observou a presença de praga em sua propriedade no estágio inicial dos frutos. “O ataque tem causado prejuízos na ordem de 80%”, estimou o produtor.

Segundo o secretário do Verde e da Agricultura, André dos Reis, o apoio à pesquisa e à assistência técnica aos produtores rurais são algumas das ações que serão intensificadas nessa gestão. “Iniciamos um novo tempo, conciliando produção, pesquisa e geração de conhecimento”, afirmou o secretário.

Resultado

Já o pesquisador verificou a produção existente e aplicou o método de ensacar algumas flores e frutas ainda bem pequenas para avaliar o tipo de inseto que está atacando a produção. Segundo ele, somente após o resultado da avaliação será definida a melhor estratégia para garantir uma produção satisfatória.

Mais conhecimento

O pesquisador Miguel Francisco de Souza Filho possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras, com mestrado e doutorado em Entomologia (especialidade da biologia que estuda os insetos sob todos os seus aspectos e relações com o homem, as plantas, os animais e o meio ambiente.Atualmente, é pesquisador científico na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: taxonomia e bioecologia de moscas-das-frutas com ênfase no gênero Anastrepha (Diptera: Tephritidae); e Manejo Integrado de Pragas em plantas frutíferas.Já o Instituto Biológico de Campinas (Centro

Avançado de Pesquisa em Proteção de Plantas e Saúde Animal) é um centro de pesquisa, que pertence à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

 

COMPARTILHE NAS REDES