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Teleatendimento agiliza consultas para usuários das UPAs de Campinas

Modalidade de consulta faz parte do Programa de Saúde Digital e é oferecida de acordo com critérios como o grau de urgência e a estrutura que o paciente tem para realizar o atendimento médico online

Alexandre Moreira Ribeiro, 37 anos, procurou a Unidade de Pronto Atendimento do Campo Grande (UPA 24h) com uma dor nas costas lhe provocava muito incômodo. Ele se dirigiu à UPA preparado para aguardar um tempo na fila mas, quando chegou lá, teve uma boa surpresa.

“Quando passei pela triagem e falei dos meus sintomas, a enfermeira sugeriu que eu fosse atendido pela telemedicina. Eu topei porque não queria ficar esperando na UPA. Fiz o agendamento na recepção e, no mesmo dia, tive um atendimento tranquilo e fui bem orientado. O médico me passou a receita dos remédios e o atestado pelo celular. Peguei os medicamentos em um posto de saúde e fiquei muito satisfeito com minha primeira consulta online. Com certeza vou usar novamente, quando precisar”, contou.

Já Renata Thalyta Silva de Freitas, 21 anos, teve duas experiências com a telemedicina por meio da UPA São José, e gostou da praticidade e da rapidez com que foi atendida. “Fazer a consulta da minha casa ajudou bastante. É muito simples e eficiente. Eu conheço várias pessoas que já usaram e também gostaram”, disse.

Protocolo

Nas UPAS, a teleconsulta é uma opção para agilizar o acesso ao atendimento médico. Segundo Cassiana Kelly Sales, supervisora das unidades de Pronto Atendimento da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar, a teleconsulta nas UPAs tem um protocolo com critérios de quais usuários podem participar da modalidade.

Os critérios são: pacientes classificados como azul, que não têm gravidade, e alguns casos que são classificados como verdes. Além disso, a pessoa precisa ter acesso a uma boa internet e a um equipamento para realizar a teleconsulta, além de facilidade para lidar com tecnologia.

“Tudo isso é avaliado pelo enfermeiro no momento da triagem. Se o paciente atender a esses critérios, o profissional oferta a teleconsulta para que seja atendido em casa por meio de um link. A enfermeira encaminha o usuário para recepção da UPA e preenche o cadastro na plataforma da teleconsulta. A consulta é sempre para o mesmo dia em que o paciente procurou o serviço e o usuário já sai da UPA orientado com o horário do atendimento”, explica Cassiana.

De acordo com a supervisora de Pronto Atendimento, no horário marcado, o médico envia um link para o paciente acessar a consulta online. Por meio da plataforma, o profissional tem acesso aos sinais vitais do paciente que foram verificados previamente pelos enfermeiros e pode fornecer receitas e atestados médicos, de acordo com a necessidade de cada caso.

No segundo semestre de 2024, 2.240 pacientes que estavam dentro dos critérios e dias disponíveis, receberam a oferta da teleconsulta nas UPAs de Campinas, dos quais 22% aceitaram o atendimento online. Mas esse número pode aumentar.

Quem é encaminhado para a teleconsulta tem garantia de atendimento no mesmo dia, com horário agendado e atendimento com médicos experientes da rede Mário Gatti. A intenção é que cada vez mais pacientes – que não tenham casos graves e que possam aguardar pela consulta – façam teleconsulta para serem atendidos de forma rápida, segura e eficiente.

Outra vantagem da modalidade é que o usuário pode ser atendido onde ele quiser, seja em casa ou no espaço onde ele esteja. Só é preciso acesso à internet e equipamento adequado. “A nossa expectativa é que cada vez mais pacientes optem pela teleconsulta”, ressaltou Cassiana.

Saúde Digital

A Telemedicina é uma modalidade de prestação de serviço que faz parte do programa de Saúde Digital, que utiliza as tecnologias para garantir assistência aos usuários de baixa complexidade que procuram serviços de Pronto Atendimento. O objetivo é ofertar consulta virtual com agilidade, segurança e conforto de um horário agendado.

A modalidade foi implantada na rede Mário Gatti em 2024 visando diminuir o tempo de espera na porta das UPAs para que seja priorizado o atendimento presencial dos pacientes com maior complexidade.

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