Alternativa
Festival cultural e sustentável no Tiyi Brechó de Vinhedo celebra arte, moda circular e diversidade

No sábado, dia 3 de maio, uma feira multicultural com oficinas, shows, exposição de arte e gastronomia promove economia criativa e sustentabilidade em um espaço aconchegante e coberto
Dia 03 de maio, sábado, a partir das 10 horas, o Tiyi Brechó em Vinhedo estará de portas abertas com evento multicultural. Até às 16 horas quem passar pelo local vai ter a oportunidade de participar gratuitamente de uma oficina de sementes, ciclos e sustentabilidade com a contadora de histórias e produtora cultural Aiyra Tomé. O Dj Xico Xicão estará presente com um set lounge para deixar o ambiente ainda mais aconchegante.
Em clima de sarau, a feira de economia criativa composta por 7 expositores terá um microfone aberto para declamações de poesia e está com atrações confirmadas, como é o caso do Lucas Vieira Fernandes na voz e violão, com seu repertório intitulado “brasilidades”. O grupo de dança da BG Artes também está confirmado para uma apresentação de Hip Hop.
Durante todo o dia uma exposição de arte com telas e paineis estará disponível para apreciação e venda das obras, que são releituras pintadas por uma artista de 70 anos de idade, moradora da cidade de Vinhedo.
Para a feira de economia criativa estão confirmadas a participação da artesã Tamara Polozi, do Reuse Brechó Moda Masculina, do ateliê Leve Arte, do projeto Store Pulsah, das empreendedoras da marca Louf e do projeto Kurumi Educa.
A barraca Pastel do Mano, conhecida pelo público de Barão Geraldo também estará no evento, com pastel, cerveja gelada, suco, refrigerante e docinhos gourmet.
“Tiyi Brechó é um negócio exclusivamente online, gerido por duas mulheres, que no dia 03 resolveu abrir suas portas. Preparamos com muito carinho peças especiais com preços acessíveis, para celebrar a sustentabilidade com arte e cultura no nosso aniversário de 2 anos de atividade.”, comenta Selane Campelo, curadora da Tiyi Brechó.
Os brechós desempenham um papel central na economia circular ao estender o ciclo de vida das roupas, contribuindo para a redução da demanda por novos produtos. Um negócio em ascensão no Brasil que tem previsão de movimentar R$24 bilhões em 2025 e assim fortalecer o empreendedorismo feminino. Outros dados apontam que os brechós impulsionam a economia circular e tendem a crescer 20% até 2030.
O evento entrelaça literatura, arte, cultura, informação e sustentabilidade. Para não se preocupar com a previsão do tempo, o espaço é coberto. E, para ficar ainda mais aconchegante, quem assina a ambientação onde será servido um café colonial como cortesia, entre 10h e 11h, é a artista plástica, Thaise Franchi.
“Peças novas na etiqueta, tamanhos do pp ao plus, coleção outono-inverno, marcas e claro, roupas usadas fazem parte deste movimento da moda circular pela sustentabilidade. Nossa curadoria tem tudo isso e mais, acessórios, calçados e bolsas. A partir de R$5 é possível levar algo de muito bom gosto.”, comentou Campelo.
Vale destacar ainda que no evento será montada uma biblioteca solidária com cerca de 50 títulos que as pessoas poderão levar para casa gratuitamente.
SERVIÇO
Tiyi de portas abertas
Dia: 03 de maio (sábado) | Horário: 10h às 16h | Entrada: GratuitaLocal: Tiyi Brechó | Rua: R. Sete de Setembro, nº 366 – Nova Vinhedo, Vinhedo/SP
Indicação etária: LIVRE | Outras informações: @tiyibrecho


