RMC

Americana realiza conferência inédita e amplia diálogo sobre saúde, trabalho e fortalecimento do SUS

Americana promoveu neste sábado, dia 5, a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, encontro dedicado à construção de políticas públicas voltadas à promoção da saúde e bem-estar dos profissionais que atuam no município. O evento foi realizado no Auditório Jamil Salomão, na FAM (Faculdade de Americana), reunindo representantes do poder público, trabalhadores e membros da sociedade civil.

Com o tema “Democracia, trabalho e educação na saúde para o desenvolvimento: gente que faz o SUS acontecer”, a conferência teve como objetivo discutir e propor estratégias para aprimorar as condições de trabalho e saúde dos trabalhadores, contribuindo também com diretrizes que serão encaminhadas às etapas estadual e nacional.

Representando o prefeito Chico Sardelli, o secretário municipal de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira, destacou a relevância do encontro para o fortalecimento do SUS.

“É fundamental ouvir quem está na linha de frente, entender os desafios enfrentados no cotidiano e transformar essas escutas em ações concretas. A saúde do trabalhador impacta diretamente na qualidade dos serviços prestados à população, e esse espaço democrático de debate é essencial para avançarmos com políticas mais eficazes e humanas”, afirmou o secretário.

A abertura também contou com a presença do presidente do Conselho Municipal de Saúde (Comsaude), Márcio Yokota, que ressaltou a importância da participação social.

“Esta conferência é fruto do esforço coletivo por uma saúde mais justa e inclusiva. A participação dos trabalhadores é essencial para a construção de um SUS mais forte e democrático. O controle social só existe de fato quando há escuta ativa e compromisso com a transformação”, afirmou Yokota.

Também participaram da mesa de abertura o secretário de Administração, Eduardo Flores, a vereadora Professora Juliana e o coordenador da conferência, Anderson Dias de Lima.

Após os debates em grupos de trabalho, foram elaboradas e aprovadas propostas organizadas por eixo temático e esfera de governo, que seguirão para a etapa macrorregional.

Propostas aprovadas:

Eixo 1 – Política de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora nas Três Esferas de Governo

Municipal: Combate ao assédio moral e sexual com mecanismos de denúncia; regulamentação do plano de cargos e carreira dos servidores.

Estadual: Destinação de recursos para programas de saúde do trabalhador.

Federal: Fortalecimento da fiscalização em saúde do trabalhador com equipes multiprofissionais e uso de recursos tecnológicos e humanos.

Eixo 2 – Novas Relações de Trabalho e a Saúde do Trabalhador

Municipal: Programas de prevenção e campanhas permanentes sobre riscos ocupacionais, saúde mental, capacitação e valorização profissional, considerando novas formas de trabalho como o remoto e por plataformas digitais.

Estadual e Federal: Captação de recursos e financiamento contínuo das ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador, com foco nas novas configurações do mundo do trabalho.

Eixo 3 – Participação Popular na Saúde do Trabalhador

Municipal: Criação de fóruns com trabalhadores e ações intersetoriais com ONGs, igrejas e associações.

Estadual: Capacitações gratuitas por parcerias público-privadas, com escuta ativa e definição participativa dos cursos.

Federal: Norma regulamentadora que assegure capacitação durante o contrato de trabalho, sem ônus ao empregador.

Na conclusão dos trabalhos da conferência, foram eleitos os delegados para a etapa macrorregional. Representando os trabalhadores, foram escolhidos Carla Ferrari Serrão e Otoniel Pereira de Matos; pelos usuários dos serviços de saúde, Fernando Aquino e Benedicto Santos da Silva; e na categoria gestor/prestador, Antônio Jorge da Silva Gomes.

Também estiveram presentes ao evento o presidente da Fusame (Fundação de Saúde de Americana), Fábio Beretta Rossi, a superintendente da Fusame, Lílian Franco de Godoi, o secretário adjunto de Saúde, Fábio Joner, além de diretores e coordenadores da Secretaria Municipal de Saúde, conselheiros e trabalhadores de diversos setores do município.

Texto e fotos: Amauri de Souza (MTb 27.493)

COMPARTILHE NAS REDES