Valinhos
Túnel da Vila Sant’Ana está tomado por água e pedestre tem que dar a volta pela antiga estação

A combinação de enchentes e um trem parado deixou centenas de pessoas sem acesso a importantes vias da cidade
O túnel de ligação entre a Rua 12 de Outubro – Vila Sant’Ana – e a Rua 7 de Setembro – região central – está tomado por um grande volume de água das chuvas que está infiltrando pelas paredes e formando um espelho de água no piso de aproximadamente 5 centímetros, o que impede o pedestre que desce a Rua 12 de outubro de acessar o centro da cidade e vice-e-versa. O túnel é a única ligação que o pedestre tem entre os dois lados da via férrea.
Na manhã desta sexta-feira, dia 3, por volta das 7 horas, a situação continuava a mesma e muitos pedestres tiveram que desviar a rota. Quem se arrisca passar precisa tirar os sapatos e dobrar a barra das calças.

A outra opção que o pedestre teria para acessar a região central ou a Vila Santana seria passar pelo túnel é da antiga estação ferroviária – Museu Municipal ‘Fotógrafo Haroldo Pazinatto’, mas esse também está totalmente tomado pela água, com mais de um metro de altura e se encontra trancado dos dois lados. A opção é atravessar a linha férrea próximo à portaria do Cartonifício, passar pela passarela sob o Ribeirão Pinheiros e chegar até a Avenida dos Imigrantes.
No final da tarde desta quinta-feira, dia 2, até mesmo esse acesso estava impedido. Uma composição com dezenas de vagões com bobinas de aço parou bem neste local, impedindo assim o pedestre de ter acesso a qualquer um dos lados.


