RMC

Vereadores da Comissão de Saúde de Nova Odessa acompanham atendimento

Unidade passa a funcionar ininterruptamente 24h para atender exclusivamente pacientes com sintomas gripais

Os secretários de Saúde e de Governo – respectivamente Silvio Corsini e Robson Fontes – acompanharam os vereadores da Comissão de Saúde da Câmara de Nova Odessa na manhã desta terça-feira, dia18, o atendimento aos pacientes com sintomas gripais na extensão da UBS (Unidade Básica de Saúde) 5, localizada no Jardim Alvorada. Estiveram presentes o presidente da comissão, Tiãozinho do Klavin, e o vice Oseias Jorge. O presidente da Câmara, Elvis Ricardo Garcia, o Pelé, também passou pelo local.

A antiga UR passa a funcionar ininterruptamente, 24h por dia, exclusivamente para atender pacientes com sintomas respiratórios, em função dos surtos de gripe H3N2 e Covid-19 ômicron. Foi anunciada pelos secretários a instalação de mais uma tenda no estacionamento da unidade, para oferecer mais conforto aos pacientes que aguardam atendimento.

“Já temos uma tenda na entrada desta Unidade, e agora colocaremos mais uma, que ocupará a área de estacionamento, para que os moradores com sintomas respiratórios possam aguardar protegidos de sol e da chuva e ao ar livre, com mais segurança”, explicou o secretário Silvio Corsini.

“Os vereadores da Comissão de Saúde puderam ver in loco que a Administração Municipal está buscando soluções para os problemas e, conforme aumenta a demanda pelos serviços do setor, a Secretaria de Saúde tem aumentado o quadro de profissionais”, comentou Robson Fontes.

O vereador Tiãozinho disse ter acompanhado muitos problemas ao longo desses oito anos em que está na Comissão de Saúde. “Sempre tivemos problemas na área da Saúde, passamos muitos apertos, mas a solução sempre vem. E é isso que a Secretaria de Saúde está fazendo, buscando soluções”, apontou.

“Estamos acompanhando o trabalho da (extensão da) UBS 5 e o esforço da Secretaria de Saúde para oferecer o melhor atendimento à população de Nova Odessa. Tem que haver logística, sabemos que não é da noite para o dia que os problemas se resolvem”, acrescentou o vereador Oseias.

A extensão da UBS do Jardim Alvorada passa a funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana, para atender exclusivamente a pacientes com sintomas gripais. “Os pacientes com sintomas de gripe e Covid-19 passam a ser atendidos exclusivamente na antiga UR. Aqueles com sintomas respiratórios que procurarem o Pronto Socorro do Hospital e Maternidade Municipal serão orientados a irem para o Alvorada”, reforçou o secretário de Saúde.

MAIS MÉDICOS

A reabertura de um serviço de pronto atendimento exclusivo para pacientes com sintomas respiratórios foi anunciada semana passada pelo prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho. Para tanto, o Pronto Socorro do Hospital e a UBS 5 passam a contar com três médicos emergencistas por plantão nos plantões de 12h diurnos (das 7h às 19h), e dois por plantão noturno.

O secretário de Saúde ressaltou, no entanto, que pacientes assintomáticos não devem procurar a extensão da UBS 5 (e, obviamente, nem o Pronto Socorro do Hospital Municipal), que não farão mais testes nestes pacientes sem sintomas gripais.

COMPARTILHE NAS REDES